Um fragmento do corpo do beato Carlo Acutis, jovem de 15 anos que faleceu de leucemia em 2006 e foi beatificado pela Igreja Católica em 2020, foi doado pela mãe do jovem, Antonia Acutis, ao Brasil. A relíquia é um presente a todos os brasileiros que viraram devotos do jovem beato, cada dia mais celebrado pelo mundo.
O fragmento chegou ao Recife nesta terça-feira (21) e foi levado para a Comunidade Obra de Maria, onde ficará na Matriz da Paróquia São João Paulo II, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. A visitação começará no domingo (26/5), das 8h às 12h.
São fios de cabelo do jovem beato, que ficou conhecido como o “santo blogueiro” por documentar milagres eucarísticos e as aparições da Virgem Maria pelo mundo, publicando-as em um site próprio. O corpo de Carlo Acutis está exposto no Santuário do Despojamento, na Igreja Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior), em Assis, na Itália.
A doação aconteceu durante o 12º Congresso Internacional de Pentecostes, realizado nos dias 18 e 19 de maio, em Assis. Antonia Acutis confiou a relíquia de primeiro grau do beato Carlo Acutis aos missionários da Comunidade Obra de Maria.
A ação faz parte das atividades de veneração e devoção ao Beato Carlo Acutis, conhecido por sua profunda fé e dedicação à Eucaristia. Por isso, a Comunidade Obra de Maria está convidando todos os fiéis para participar do momento em que a relíquia será exposta.
MILAGRE DE CARLO ACUTIS NO BRASIL
Um dos milagres relacionados ao jovem e que teria sido fundamental para torná-lo beato aconteceu no Brasil. Por isso, o gesto da mãe de Carlo Acutis em doar a relíquia à Obra de Maria. Acredita-se que um menino de sete anos que sofria de uma rara doença no pâncreas teria sido curado depois que seu avô tocou as roupas de Acutis e pediu pela cura do neto. As roupas estavam expostas em uma paróquia em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde a criança reside.
-
Arcebispo apela por paz durante Pentecostes no Recife: 'País não suporta mais violência' -
Padres e freis famosos pela evangelização na internet, muita música e alegria no Pentecostes -
Emoção e orações pela paz mundial dominam a celebração de Pentecostes em Assis, na Itália -
Pentecostes da Paz, promovido pela Obra de Maria, acontece este ano em Assis, na Itália
Segundo o fundador da Comunidade Obra de Maria, Gilberto Barbosa, Antonia Acutis tem o desejo de visitar o Brasil e, especialmente, a família do jovem curado. Essa visita ao País estaria para acontecer em janeiro de 2025. “Ela tem o sonho de visitar a família do garoto e aguarda o processo para que Carlo Acutis vire santo. Viria para o aniversário da Obra de Maria, que vai ser uma grande celebração no País”, adiantou.
ENTENDA O QUE SÃO RELÍQUIAS DE PRIMEIRO GRAU
No contexto católico, uma relíquia de primeiro grau é um fragmento do corpo de um santo, geralmente cabelos e ossos. Estas relíquias são veneradas com grande respeito pelos fiéis porque a igreja afirma que os corpos dos santos foram templos do Espírito Santo e instrumentos para realizar boas obras.
Além das relíquias de primeiro grau, existem também relíquias de segundo grau (objetos de uso pessoal do santo) e de terceiro grau (objetos que tocaram o corpo do santo). A veneração de relíquias tem referências bíblicas.
MÃE DE CARLO ACUTIS PARTICIPOU DO CONGRESSO DE PENTECOSTES
A mãe do beato Carlo Acutis, inclusive, foi uma das surpresas da celebração de Pentecostes. Antonia Acutis emocionou as 1.500 pessoas presentes no evento com seu depoimento. “Meu filho adorou o Espírito Santo a cada dia de sua vida e buscou viver cada dia como se fosse o último. Ele me ensinou que quem tem medo de morrer não tem fé. O Espírito Santo e o Sacramento são os remédios do mundo”, declarou Antonia.
*A jornalista viajou à Itália a convite da Obra de Maria