O Governo de Pernambuco divulgou uma programação para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) com atividades durante toda a semana, a partir de segunda-feira (3) até o domingo (9).
A programação inclui palestras, oficinas, trilhas, workshops, mesas-redondas, exposições, anúncios e premiações. "A Semana de Meio Ambiente é um momento especial, quando concentramos uma programação voltada à educação ambiental e à sensibilização dessa causa”, afirma o diretor presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente, José de Anchieta dos Santos.
O início da programação acontece na segunda-feira (3), com a oficina “Transformando Lixo em Dinheiro”, a partir das 9h, no Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Gurjaú, no município do Cabo de Santo Agostinho. No mesmo dia, ainda pela manhã, o Parque Estadual Dois Irmãos promove um circuito ambiental com alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Cândido Duarte, às 10h.
À tarde, a partir das 14h, haverá a cerimônia de entrega do prêmio Vasconcelos Sobrinho 2024, no auditório da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Derby, promovido pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). No mesmo horário, os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Humberto Lins Barradas, no município do Jaboatão dos Guararapes, vivenciam a Oficina de Letramento Climático.
“É uma honra fazermos parte deste momento, entregando o Prêmio Vasconcelos Sobrinho como reconhecimento do Governo do Estado a pessoas físicas e jurídicas pelo comprometimento com o nosso meio ambiente. Também reconheceremos oficialmente o empenho de pessoas que estão nessa luta conosco, entregando o Certificado Amigo e Amiga do Meio Ambiente”, afirmou o diretor presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente, José de Anchieta dos Santos.
Na terça-feira (4), das 8h30 às 17h, o Governo de Pernambuco, em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, com recursos do Future Fund do Under 2 Coalition, realizará o workshop “Pernambuco Fortalecendo Capacidades Locais para a Ação Climática”, no auditório do RioMar Trade Center, no Recife.
Durante o encontro, que conta com a participação de prefeitos e secretários municipais, haverá a apresentação da ferramenta ClimaPE, plataforma que reúne dados climáticos de todos os municípios pernambucanos.
Na quarta (5), haverá o lançamento do Movimento Plantar Juntos, no auditório do Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife. O Programa de reflorestamento de Pernambuco recebe um investimento de R$ 150 milhões para o plantio de 4 milhões de árvores até 2026.
“O Plantar Juntos é um movimento poderoso para reflorestamento de Pernambuco. Além da recuperação ambiental, o principal valor desse programa é unir toda a sociedade pernambucana - estado, municípios, empresas, cidadãos - em prol do plantio de árvores. Estamos convidando todo mundo para junto e usaremos a tecnologia para facilitar as ações e monitorar esse trabalho”, sintetiza a secretária da Semas-PE, Ana Luiza Ferreira.
Durante a cerimônia, a secretária anuncia ainda o lançamento do aplicativo Plantar Juntos, plataforma que vai monitorar o plantio em todo o estado. O app tem como principal objetivo acompanhar o crescimento das mudas e monitorar a localização, as espécies e o quantitativo do que está sendo plantado. A ferramenta é gratuita e estará disponível para download no Play Store e no Apple Store a partir do dia 5.
Na ocasião, ainda haverá a entrega dos certificados do Programa Selo Verde Pernambuco para as empresas que desempenham responsabilidade ambiental em suas ações.
Do dia 6 até o dia 9, a programação continua com diversas atividades para todas as idades. Haverá o lançamento do Programa Ambiente+ 2024, no dia 6, a partir das 9h, em parceria com a Secretaria estadual de Educação e Esportes (SEE) e Agência Estadual de Meio Ambiente CPRH. Rodas de conversas, visitas e oficinas também vão compor as ações do polo comemorativo do Arquipélago de Fernando de Noronha.
Inauguração de Viveiro Florestal
No dia 7 de junho, o Governo fará a inauguração do viveiro florestal do município de Jupi, a partir das 9h. Essa iniciativa, realizada em parceria com o município, faz parte do Movimento Plantar Juntos, e tem o objetivo de cultivar mudas das espécies Mata Atlântica e Caatinga para subsidiar o plantio das 4 milhões de árvores.
Confira a programação completa aqui: https://bit.ly/SMA2024_programacaocompleta