A Prefeitura do Recife (PCR) informou, nesta quarta-feira (7/08), que a água da fonte do novo Parque da Tamarineira, inaugurado no dia 5 de julho, é clorada e própria para o banho. De acordo com a gestão, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) realiza a manutenção e limpeza da área semanalmente e a cloração é feita todos os dias, assim como a medição do pH e do nível de cloro na água.
O comunicado da PCR destacou também que nos laudos de acompanhamento, submetidos a uma análise técnica, há a presença de coliformes totais, com matérias naturais que resultam do solo e das folhagens, e ausência de coliformes fecais, que são contaminações a partir de bactérias do intestino dos animais.
Para comprovar os resultados, a gestão divulgou o relatório de ensaio de uma das análises laboratoriais, feita com amostragem do dia 25 de julho pela empresa Tecsolo Análises Laboratoriais e Consultoria.
A prefeitura afirma que há troca de água seis vezes ao longo da semana e que a lavagem acontece nas segundas-feiras, no turno da manhã.
Denúncia
O vereador Alcides Cardoso (PL) publicou, em suas redes sociais, uma denúncia a respeito da água do Parque da Tamarineira. Ele postou o resultado de um teste de análise laboratorial que indica: “A presente amostra não atende aos padrões estabelecidos pela legislação vigente”.
A análise foi realizada pela empresa Agrolab – Análises Ambientais, com base em amostra coletada no dia 31 de julho, às 16h, para controle de qualidade. O documento atesta a presença de coliformes totais e da bactéria Escherichia Coli.