A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) lança na próxima quarta-feira (14) a campanha ‘Doar para Salvar’ com o objetivo de aumentar o estoque de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). A ação é aberta ao público e será realizada no hall da Biblioteca da Alepe, das 8h30 às 12h e de 13h às 16h. Neste ano, serão disponibilizadas 12 macas para captação do sangue, cuja expectativa é conseguir de 150 a 180 bolsas de sangue.
Os interessados em participar passarão por uma triagem, mediante apresentação de um documento de identificação, para se submeterem aos critérios estabelecidos pelo Hemope para doação.
Estão aptas à doação de sangue pessoas a partir de 16 anos, menores de idade acompanhados de um responsável legal e adultos de até 69 anos já cadastrados como doadores do Hemope. Os voluntários precisam ter mais de 50 quilos, estar bem de saúde, alimentado e apresentar documento oficial com foto.
Formação de mobilizadores
No início deste mês, a Alepe realizou uma capacitação com seus funcionários para formá-los em agentes multiplicadores de doação de sangue. O curso se estendeu a servidores da Câmara Municipal do Recife e do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
“É importante participar da capacitação para termos conhecimento sobre doação e a forma de como sensibilizar outras pessoas a ajudarem o próximo. É fundamental essa mobilização que visa aumentar o número de doadores no Estado”, afirmou a funcionária da Alepe, Patrícia Andrea de Souza, que participou pelo segundo ano consecutivo do treinamento.
Para o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, a união de esforços para reforçar o estoque de sangue do Hemope é uma iniciativa que valoriza a cidadania e fortalece a sintonia do Poder Legislativo com a sociedade. “Com mais uma edição da campanha Doar para Salvar, a Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional estimula a solidariedade e, principalmente, ajuda a salvar vidas”.
Na avaliação do primeiro secretário das Alepe, Gustavo Gouveia, o sucesso de uma ação como essa depende da união de todos. “Vamos trabalhar para que os nossos servidores e a população em geral se engajem nesta campanha. Todos os que fazem o Hemope prestam um serviço de fundamental importância e merecem nossa gratidão”, disse.