Idosa de 98 anos é resgatada em bote durante enchente no Recife
Enchentes no Recife deixam centenas de pessoas desabrigadas, incluindo idosos e crianças. Abrigos estão acolhendo os desalojados

Com informações do repórter Waldson Balbino, da TV Jornal
Uma idosa de 98 anos precisou ser resgatada de bote da residência dela, que estava com a água chegando ao terraço, no bairro de Coqueiral, na Zona Oeste do Recife, após as chuvas dessa quarta-feira (5). Elizabeth Nascimento foi levada para um abrigo, na Igreja Batista de Coqueiral.
Moradores da rua em que ela mora informaram, em vídeo enviado à TV Jornal, que tentaram contato com o Corpo de Bombeiros Militar. No entanto, o resgate acabou sendo realizado por bombeiros civis voluntários.
"Sempre alaga quando chove e eu corro para cá. Dão comida, cobertor, hoje arrumaram um quartinho para eu deitar", disse a idosa.

Famílias com crianças também foram abrigadas
Maria Luana e o marido precisaram sair de casa com um bebê de apenas 6 meses e uma criança de 4 anos. "A água estava chegando no meu pescoço. Eu tive que pular o muro da vizinha e vir direto para a igreja", contou.
"Só Deus sabe o que a gente está passando, só o que passava na minha cabeça era que eu não ia conseguir sair de casa", desabafou a moradora, em meio a lágrimas.
A igreja já é conhecida pela população por servir como abrigo para dezenas de pessoas em situações como estas. Roseane Maria também precisou sair de casa com a filha de 4 anos, devido à força da água.
"Chega dá uma tristeza, está tudo cheio d'água. A gente ter as nossas coisas e perder assim desse jeito", disse Roseane, muito abalada. "Perdi todas as roupas da minha filha", relatou.
O pastor da igreja afirmou que o local está aberto para receber outras pessoas que precisarem de ajuda. A igreja fica na Rua Alcêntara, 176, no bairro de Coqueiral, Zona Oeste do Recife.
Abrigos no Recife
Até a última atualização da Prefeitura do Recife, enviada às 14h desta quinta-feira (6), havia 199 pessoas acolhidas em quatro abrigos municipais, localizados no Oratório da Divina Providência (Campina do Barreto), CSU Bidu Krause (Curado), Igreja Batista do Coqueiral (Coqueiral) e Igreja Batista do Caçote (Areias).
Ao todo, a Prefeitura mantém seis abrigos ativos, com capacidade para 400 vagas. "A recomendação segue sendo para que moradores de áreas de risco busquem locais seguros e acionem os serviços municipais em caso de necessidade", diz a gestão municipal.