Consórcio Nordeste

Comitê Científico do Consórcio Nordeste irá criar aplicativo de monitoramento do coronavírus voltado para a região

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste reuniu pesquisadores, cientistas e físicos brasileiros, em videoconferência realizada nesta terça-feira (31), para as primeiras orientações para enfrentamento ao coronavírus

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 31/03/2020 às 17:12 | Atualizado em 31/03/2020 às 17:21
DIVULGAÇÃO
Presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa afirma que é necessário ter apoio científico para enfrentar à pandemia causada pelo novo coronavírus - FOTO: DIVULGAÇÃO

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste, representado pelos nove estados da região, irá lançar um software voltado para o monitoramento de ações de combate ao novo coronavírus. O grupo formado por cientistas, pesquisadores e físicos brasileiros, realizou a primeira reunião por videoconferência, nesta terça-feira (31).

“Nós discutimos a criação de um aplicativo, que deve ser disponibilizado nas lojas virtuais para que as pessoas que apresentem sintomas façam o download e informem, por exemplo, quais são esses sintomas e se foram testadas”, explica o presidente do Consórcio Nordeste e governador da Bahia, Rui Costa (PT).

>> Pernambuco tem 87 casos confirmados de coronavírus; óbitos permanecem em seis

>>Pernambuco anuncia ampliação dos testes para detectar o novo coronavírus

Ainda segundo o gestor, todos os dados serão automaticamente processados e monitorados pela ferramenta, para facilitar a identificação dos locais com mais casos da covid-19. “Consequentemente, isso irá viabilizar uma reação mais efetiva nessas localidades, quebrando a cadeia sucessória do vírus”, destacou Costa.

O objetivo de criar um conselho científico de pesquisadores é apresentar sugestões de enfrentamento a disseminação do novo coronavírus, através de boletins diários com orientações a todos os governadores do Nordeste. “Esses boletins devem conter protocolos de procedimentos médicos atualizados e alternativas para repor insumos para confecção de equipamentos individuais de proteção e para mobilizar a cadeia produtiva envolvida na produção de respiradores, por exemplo”, afirmou Rui Costa.

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste é coordenado por Miguel Nicolelis, neurocientista e referência mundial na pesquisa da interface entre cérebro e computadores, e por Sérgio Rezende, físico formado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e ex-ministro da Ciência e Tecnologia. O comitê ainda está em formação, mas já possui 13 membros, incluindo um indicado por cada estado,e deve permanecer ativo até o fim da pandemia Os representantes de Pernambuco no grupo são o professor Sérgio Resende e o professor de infectologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Phd pela Unifesp, Luiz Cláudio Arraes de Alencar.

 

Bolsonaro volta a criticar governadores 

Em entrevista na noite desta segunda-feira (30) para o programa “Alerta Nacional”, de Sikêra Júnior, da RedeTV, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acusou, sem citar nomes e exemplos específicos, “alguns governadores” de estarem utilizando as mortes ocasionadas em decorrência do novo coronavírus (covid-19), para tentar receber mais recursos federais. 

 Para o chefe do Executivo, esse método pode estar sendo utilizado para justificar as medidas de isolamento social. “Parece que há interesse de alguns governadores de inflar o número dos óbitos vitimados do vírus, e, a partir daí, dar mais respaldo para eles, talvez, pedir mais recursos do Governo Federal. Para justificar as medidas que eles tomaram e (depois) dizer que ‘se eu não tivesse tomado essas medidas no meu estado a crise seria mais grave e mais pessoas teriam morrido’", declarou Bolsonaro. 

Governadores mantém medidas restritivas

Na última carta divulgada pelos governadores do Nordeste, nesta sexta-feira (27), os gestores reafirmaram que vão continuar mantendo todas as medidas restritivas para combater o coronavírus. Eles ressaltaram que também vão continuar avançando na integração regional, apesar da "ausência de efetiva coordenação nacional, que deveria ser assumida pelo Governo Federal", e dizem acreditar no "poder decisivo" do Congresso Nacional no momento.

Os nove governadores da região,  garantiram que permanecerão agindo de acordo com a "ciência e pela experiência nacional", na tomada de decisões contra o coronavírus, através principalmente da Organização Mundial da Saúde. E informaram que entrarão com pedidos de pronunciamento do Conselho Federal de Medicina, do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde e da Sociedade Brasileira de Infectologia, e também do Ministério Público Federal (MPF) e dos ministérios públicos estaduais para "fortalecer o embasamento" das suas medidas.

Comentários

Últimas notícias