O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), comentou, nesta quinta-feira (5), sobre a possibilidade de uma candidatura da jovem Débora Dantas, vítima de escalpelamento em uma acidente de kart, para vereadora do Recife pelo PSB.
"Acho que a participação das mulheres na política é sempre importante. O PSB está aberto sempre. Se as pessoas tiverem interesse em cumprir um papel a favor da população, a favor do combate à desigualdade, estamos sempre de braços abertos para receber", afirmou o prefeito, após evento para receber 43 novos médicos da Atenção Básica à Saúde que foram aprovados na última seleção pública simplificada da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife.
Débora confirmou ao JC, na terça-feira (3), que pretende lançar-se candidata a uma vaga na Câmara Municipal do Recife nas eleições municipais deste ano e o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, pretende marcar uma nova reunião com a jovem para acertar os detalhes de sua filiação ao partido.
Nas redes sociais, muitos internautas afirmaram que a jovem estaria “se aproveitando” da repercussão do seu acidente, e que disputar um cargo público “não seria o melhor caminho”. Outros questionaram o fato dela não ter experiência na política e não ter esclarecido qual seria a sua bandeira, ou projeto, para encarar um pleito municipal.
Sobre os comentários negativos, Sileno acredita que essa reação seja fruto do atual cenário que o País enfrenta. “Qualquer caminho de mudança, seja ele qual for, só acontece através da política. Fico triste em ver que as pessoas interpretem a entrada na política como oportunismo, algo feio e sujo”, declarou.
Débora Dantas explicou que sua aproximação com o PSB se dá pelo viés das pautas defendidas pelo partido do governado do Estado, Paulo Câmara, e do prefeito do Recife, Geraldo Julio. “Não sou de extremos, porque eles não constroem nada. Nós precisamos ter pluralidade nos pensamentos e ver a sociedade como um todo. Acredito que a esquerda tenha esse viés mais humanitário e o meu objetivo sempre foi salvar vidas. Jamais poderia apoiar alguém que diz que os pobres não têm vez”, declarou Débora.
O prefeito ainda comentou a exoneração do caruaruense Douglas Cintra do comando da Sudene. Na visão de Geraldo, tudo no governo Bolsonaro é 'atrapalhado'. "O preenchimento de cargos, a distribuição dos desafios que o Brasil tem, por esse governo que está em Brasília é sempre uma coisa atrapalhada e mais uma vez isso aconteceu. E quem paga o preço disso é o povo mais pobre, é o povo que paga pela desarticulação desse governo", afirmou o socialista. O presidente Jair Bolsonaro publicou no Diário Oficial da União, a exoneração do caruaruense Douglas Cintra do cargo de superintendente da Sudene na última terça-feira (3). O substituto será Evaldo Cavalcanti Neto.