O Twitter apagou, neste domingo (29), duas postagens feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os tuítes continham os vídeos da "saidinha" que ele fez neste domingo em Brasília, contrariando as recomendações do ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta.
A empresa Twitter considerou que os tuítes violavam as regras de uso da rede, e os tirou do ar. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o presidente da República citava o uso de cloroquina e falava sobre o isolamento social. Foi a primeira vez que a empresa apagou postagens do presidente do Brasil.
>> Bolsonaro aponta estudo sobre tratamento bem sucedido do coronavírus com cloroquina
O Twitter, que tem uma aba com atualizações diárias sobre a pandemia do novo coronavírus (covid-19), se posicionou por meio de uma nota e argumentou que o tuíte ia contra as informações de saúde pública de combate covid-19. "O Twitter anunciou recentemente em todo o mundo a expansão de suas regras para abranger conteúdos que forem eventualmente contra informações de saúde pública orientadas por fontes oficiais e possam colocar as pessoas em maior risco de transmitir covid-10. O detalhamento da ampliação da nossa abordagem está disponível no nosso blog".
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.