Consórcio Nordeste

Governadores do Nordeste se reúnem com Comitê Científico e criticam vídeo publicado por Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro havia publicado um vídeo, no Twitter, em que um homem de Belo Horizonte acusava os governadores e prefeitos de quererem "ganhar projeção política a custa do sofrimento da população"

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 01/04/2020 às 17:15 | Atualizado em 01/04/2020 às 18:28
Aluísio Moreira / SEI
O governador Paulo Câmara (PSB) participou da videconferência junto aos membros do Comitê Científico do Consórcio Nordeste e os demais governadores da região - FOTO: Aluísio Moreira / SEI

Atualizada às 18h24

Os governadores do Nordeste realizaram, nesta quarta-feira (1º), a primeira reunião, por videoconferência, com o Comitê Científico do Consórcio Nordeste. Durante o encontro virtual, os chefes do Executivo Estadual reprovaram a postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que publicou em seu perfil no Twitter, um vídeo em que um homem de Belo Horizonte critica prefeitos e governadores por defenderem o isolamento social - principal medida de enfrentamento ao novo coronavírus.

 

A publicação de Bolsonaro, que em seguida foi apagada, ocorreu 12 horas após o seu pronunciamento em rede nacional de TV e Rádio. Nesta terça-feira (31), no tom mais ameno, o presidente afirmou estar mais preocupado em salvar vidas e os empregos da população, sem criticar diretamente as medidas restritivas que vêm sendo adotadas em todo o País.

>> Bolsonaro compartilha e depois apaga vídeo que critica governadores em crise do coronavírus

>>Veja como repercutiu entre os políticos o pronunciamento de Jair Bolsonaro

“O que estamos vivendo nesse momento é um desgoverno do Brasil. O presidente está fazendo tudo que é contrário às recomendações de cientistas e autoridades da área de saúde. Então, é muito importante as ações que serão desenvolvidas no Comitê para o enfrentamento da covid-19”, afirmou o ex-ministro de Ciência e Tecnologia e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sérgio Rezende. Ele coordena o grupo junto com o neurologista Miguel Nicolelis, referência mundial na pesquisa da interface entre cérebro e computadores. 

De acordo com o físico, os governadores decidiram criar o Comitê Científico para centralizar as propostas e recomendações a respeito da pandemia da covid-19. A cada dois dias será emitido boletins com orientações aos governadores que contenham protocolos de procedimentos médicos atualizados e alternativas fundamentadas nas pesquisas do grupo.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), participou da videoconferência e reforçou o papel do colegiado neste momento em que vive o País. "Esse é um instrumento que nos ajudará muito no combate à covid-19, garantindo a cada Estado da região uma orientação mais precisa, do ponto de vista científico, no momento de adotar medidas de enfrentamento”, explicou o gestor. 

Na reunião desta quarta-feira, foi elaborado uma minuta com seis eixos centrais. O documento foi encaminhado para os representantes de cada Estado do Nordeste, para ser complementado segundo a realidade de cada local, e depois será referendado pelos governadores da região.

“O primeiro item reforça as medidas restritivas do isolamento social. É importante que elas sejam mantidas e implementadas até que o número de casos confirmados esteja diminuindo significativamente”, explica o ex-ministro. Outra medida é para que os aeroportos tenham postos de saúde para testagem dos passageiros e passem a orientá-los sobre os procedimentos a serem adotados em casos de sintomas, que possam indicar o coronavírus.

“O Comitê Científico também apoia as ações que vários Estados tomaram para mitigar os efeitos sociais da pandemia, ajudando financeiramente famílias, pessoas em situação de rua, comerciantes”, afirma o coordenador da comissão. Há também uma recomendação do Comitê para que haja uma troca de informações sobre os aplicativos que estão sendo usados para monitorar as pessoas diante desse cenário. Dessa forma, os Estados vão poder ser atualizados sobre tudo relativo ao novo coronavírus, 24h por dia.

Por fim, o documento criado pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste, e que será apresentado para os governadores, recomenda a articulação entre as fundações de apoio à pesquisas, e as secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia, para que seja viabilizado um financiamento para essa rede de pesquisa. “Nós temos no Nordeste muitos pesquisadores que estão envolvidos nestas áreas de virologia e tecnologia, que estão trabalhando nos seus projetos e possam somar esforços”, afirma Sérgio Rezende.

Aplicativo Monitora Covid19

O Consórcio Nordeste deve disponibilizar até o fim desta semana um aplicativo para uso da população, chamado Monitora Covid-19. A ferramenta, que estará articulada a um Registro Eletrônico de Saúde, permitirá a hierarquização dos usuários por prioridade de risco.

Também será feito por meio do aplicativo,  o atendimento remoto, com o monitoramento e o acompanhamento dos cidadãos, permitindo a avaliação do comportamento da pandemia e das pessoas no território para o desenvolvimento de ações de combate à pandemia do coronavírus. 

 

O médico Maurício Barreto, coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz), ressaltou que, embora haja grande necessidade e também grande produção de conhecimento, “há uma quantidade enorme de informações falsas, o que aumenta a importância deste comitê na filtragem delas para qualificar as decisões que os governadores vão tomar”.

Paulo Câmara cobra pagamento da Renda Básica

O governador Paulo Câmara não poupou críticas ao presidente Jair Bolsonaro, após seu pronunciamento nesta terça-feira (11). Através das redes sociais, o governador lamentou o fato de o presidente ter distorcido a fala do diretor-presidente da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom

"O presidente pode até distorcer palavras, o que é lamentável, por tirá-las de contexto e, assim, desrespeitar a fonte e o verdadeiro significado. Mas ele não conseguirá se desviar da realidade. Precisamos salvar vidas, com o isolamento social", disse o gestor.

Paulo Câmara também cobrou o pagamento da Renda Básica, já aprovada no Congresso. "O governo federal precisa pagar a Renda Básica, já aprovada pelo Congresso Nacional, para fazer algo concreto pelo que tanto defende, só em discursos. O povo precisa de providências efetivas por parte do governo central", declarou, por fim, o governador. No pronunciamento, o presidente defendeu o "pacto pela vida e pelos empregos". "O efeito colateral das medidas de combate ao coronavírus não pode ser pior do que a doença", afirmou.  

 

Comentários

Últimas notícias