O presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP) anunciou em vídeo publicado nas suas redes sociais, nesta quinta-feira (2), que está curado do novo coronavírus (covid-19). O parlamentar elogiou a atitude dos governadores de manter o isolamento social e destacou o trabalho do Congresso na aprovação de medidas “importantes para dar tranquilidade jurídica para o governo e a sociedade”.
>> Rio Formoso aprova redução de salário da prefeita e do vice em 50% por conta do coronavírus
O parlamentar informou que já foi feito dois exames para comprovar a cura. “Acabei de receber a prova e a contra-prova do meu exame dando negativo para o coronavírus”, disse. Em outra publicação, o presidente do Congresso informou que as casas legislativas estão "de portas abertas para o diálogo constante, e tenho certeza de que iremos construir, de forma harmônica, os melhores caminhos para o País. O momento exige união, esforço e solidariedade de todos nós", informou.
Alcolumbre falou das decisões tomadas pelos governadores e prefeitos de fechar o comércio de decretar lockdown. Para o senador, seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) é o mais indicado neste momento. "As decisões dos governadores e prefeitos de ficarmos em isolamento social é fundamental para conter o avanço e não colapsar-mos o sistema de saúde do Brasil nesse momento", destacou.
Momentos depois, o senador publicou um tweet afirmando que, pela experiencia que ele teve com a doença, o "coronavirus é sério e é real".
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.