Atualizada às 16h50
Por meio de pesquisa, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) constatou que 2.019 municípios do Brasil já adotaram planos de contingência contra o novo coronavírus. No entanto, das 5.570 cidades registradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 2.574 foram questionadas pelo órgão. Outras 555 prefeituras afirmaram não terem elaborado o plano.
“Este plano é uma ferramenta imprescindível para identificação do nível de resposta, estrutura, organização de serviços, bem como planejamento e definição das ações coordenadas, integradas e monitoradas proporcionalmente ao risco. As medidas e a elaboração desses instrumentos, como decretação de emergência, elaboração do plano de contingência, implantação de gabinete de crise, entre outras, devem seguir a necessidade local”, defendeu a Confederação.
O estudo apresenta também algumas preocupações como a ausência ou insuficiência de rede de atenção à saúde aos pacientes acometidos pela Covid-19. De acordo com pesquisa do órgão, apenas 10,6% dos Municípios entrevistados informaram possuir uma rede de atenção à saúde estruturada para enfrentar uma possível epidemia pelo coronavírus.
Segundo a CNM, mais de 1.900 Municípios já decretaram calamidade ou emergência em saúde pública por conta do novo coronavírus (Covid-19). Só a Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), já autorizou 145 municípios do Estado a ganharem o status.
No dia 24 de março, apenas o estado de Pernambuco e o Recife tiveram o reconhecimento de estado de calamidade. Dia 31 do mesmo mês, o estado foi reconhecido em outros 64 municípios. Nesta quarta-feira (8), após votação à tarde na Alepe, mais 77 municípios pernambucanos ganharam o status.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.