CORONAVÍRUS

Bolsonaro manda Pazuello assinar decreto para liberar cloroquina a todos os pacientes com covid-19

A orientação, até o momento, é que a prescrição da cloroquina pode ser feita apenas em casos graves da covid-19

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 15/05/2020 às 19:39 | Atualizado em 15/05/2020 às 19:48
SERGIO LIMA/AFP
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) - FOTO: SERGIO LIMA/AFP

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ordenou que o chefe interino do Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello, assine o novo protocolo da pasta que permite a liberação do uso da cloroquina para todos os pacientes infectados pelo novo coronavírus. Essa medida de Bolsonaro foi um dos motivos que levou o ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, pedir demissão da pasta, nesta sexta-feira (15). Até o momento, a orientação aos profissionais do sistema público de saúde é que a prescrição da substância só pode ser feita em casos graves da covid-19.

>> Veja repercussão dos políticos sobre o pedido de demissão do Ministro da Saúde, Nelson Teich

Diferentemente de quando aconteceu a demissão de Luiz Henrique Mandetta da Saúde, ainda não há um nome para assumir a liderança da pasta, já que Teich não foi demitido, mas pediu demissão.

>> 'A ciência é a luz', diz Mandetta ao se despedir do Ministério da Saúde

Desde o quando assumiu o cargo, no dia 17 de abril, Teich não havia conseguido montar a sua própria equipe e vinha sendo tutelado pela ala militar do governo. De acordo com técnicos do Ministério da Saúde, os critérios podem ser apresentados já na semana que vem, mesmo sem o presidente ter escolhido um nome para substituir Nelson.

>> As divergências que levaram Nelson Teich a pedir demissão

>> Ministro da Saúde soube pela imprensa, na coletiva, que Bolsonaro abriu academias e salões

Estudo sobre o uso da cloroquina

Ante ao impasse sobre o uso da cloroquina, o então ministro chegou a propor a Bolsonaro um mega estudo, de autoria da própria pasta, para organizar as diretrizes sobre a recomendação da substância no combate à covid-19. A demanda foi apresentada por Teich na última quinta-feira (14).

O protocolo que é avalizado por Pazuello deve ser baseado na resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que, em abril, liberou a aplicação da cloroquina em pacientes com sintomas leves da covid, mas destacou que a decisão foi tomada "sem seguir a ciência", com a intenção de encerrar a polarização em torno do medicamento.

>> O ministro muda, mas a ciência não vai mudar pela vontade de Bolsonaro

A partir do momento em que a decisão for tomada, os médicos estarão autorizados a prescrever a cloroquina. Contudo, não haverá um protocolo de distribuição da substância para que os pacientes possam ter acesso ao medicamento no sistema público. As normas também poderão especificar dosagens a serem administradas.

Até então, o Ministério da Saúde recomenda que a cloroquina deve ser usada em ambiente hospitalar e em estado considerado moderado ou grave. A hidroxicloroquina pode causar efeitos colaterais grave, como, a título de exemplo, parada cardíaca.

>> Ministro Nelson Teich deve estar pensando: "onde é que fui amarrar minha égua?"

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

EVARISTO SA/AFP
De acordo o mandatário, mesmo após seu governo ter adotado por cinco meses a parcela de R$ 600 e por quatro meses a parcela de R$ 300, "quando termina (o benefício), dá porrada em mim" - FOTO:EVARISTO SA/AFP

Comentários

Últimas notícias