Atualizada às 22h54
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirmou na noite desta segunda-feira (18), em sua conta do Instagram, que testou positivo para a covid-19.
"Amigos e amigas, no início da manhã desta segunda-feira, apresentei sintomas gripais e fui orientado a fazer exames para covid-19. Agora, no início da noite, recebi o exame e ele deu positivo. Vou iniciar, então, o isolamento rígido, tomar todas as precauções necessárias e seguir todas as orientações médicas", disse o governador.
>> Veja imagens do primeiro dia útil do lockdown em Pernambuco
>> Primeiro dia útil de lockdown no Grande Recife tem engarrafamento em ponto de bloqueio
Apesar de testar positivo, Paulo Câmara garantiu que continuará monitorando as ações do governo estadual para o combate ao coronavírus. "O gabinete de crise continua instalado e trabalhando. Vamos acompanhar remotamente todas as ações necessárias para livrar Pernambuco da covid-19. Que Deus nos acompanhe e fiquem em casa", disse.
Veja o pronunciamento do governador
Ver essa foto no InstagramPessoal, acabei de receber o resultado positivo para a Covid-19 no teste que realizei. Na manhã desta segunda, 18/05, apresentei sintomas gripais e fui orientado a realizar o exame. Agora, farei o isolamento rígido, seguindo todas as recomendações médicas. Continuarei acompanhando de casa cada detalhe das ações do Gabinete de Crise, do Governo de Pernambuco. Permaneceremos empenhados no enfrentamento ao novo Coronavírus. Fiquem em casa e que Deus nos acompanhe.
Uma publicação compartilhada por Paulo Câmara (@paulocamara40) em
Geraldo Julio deseja melhoras ao governador
Minutos depois que Paulo Câmara confirmou o diagnóstico do novo coronavírus, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), foi às redes sociais para desejar melhoras ao governador, a quem considera como um amigo.
Desejo pronta recuperação ao governador @PauloCamara40 e que ele logo possa voltar a exercer seu exemplar papel de liderança diante dessa pandemia. Melhoras, meu amigo.
— Geraldo Julio (@GeraldoJulioPSB) May 19, 2020
Nota oficial do governo de Pernambuco
"O governador Paulo Câmara testou positivo para a Covid-19, na noite desta segunda-feira. O governador apresentou apenas sintomas leves e vai ficar em isolamento em casa, seguindo as recomendações médicas. As atividades do Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus permanecem, e o governador Paulo Câmara coordenará o trabalho de forma remota."
Secretário de Imprensa de Pernambuco já testou positivo para o coronavírus
No dia 1º de maio, o secretário de Imprensa de Pernambuco, Eduardo Machado, anunciou em redes sociais que testou positivo para covid-19. À época, em publicação, Machado relatou que não se sentiu bem no dia 27 de abril e se afastou do trabalho. Ele foi o primeiro secretário estadual que divulgou estar com a doença.
"Caros, na segunda passada (27/04), não me senti bem e me afastei do trabalho. No dia seguinte, fiz o teste pra covid-19 e o resultado que saiu nesta sexta (1º de maio) foi positivo. Estou em casa, apenas com sintomas leve, e seguindo as orientações médicas. Se Deus quiser, logo, logo, estarei de volta ao batente. #FiqueEmCasa", disse Eduardo Machado.
Lockdown em Pernambuco
No último sábado (16), Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Paulista iniciaram um isolamento mais rígido. Tudo para frear o avanço do coronavírus. Juntas, as cinco cidades concentram mais dos 70% dos casos da covid-19 no Estado.
Segundo levantamento feito pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e divulgado nesta segunda-feira (18), o Recife chegou a 66,1% de isolamento social no domingo, 2º dia de lockdown.
Além do Recife, as cidades de Olinda (65,3%), Camaragibe (63%) e Jaboatão dos Guararapes (63%) compõem o segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente. Todos estes municípios foram alvo do decreto estadual que proibiu a circulação de pessoas e veículos - com exceção das que prestam atividades essenciais -, junto a São Lourenço da Mata (61,4%), que ficou em quinto lugar no índice, atrás de Paulista (62%).
Outros governadores que contraíram o novo coronavírus
Wilson Witzel - Rio de Janeiro
No dia 14 de abril, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), usou as suas redes sociais para divulgar a confirmação do seu diagnóstico para a covid-19. Com a voz abatida, Witzel informou que não se sentia bem desde o dia 10 daquele mês, daí pediu para fazer o teste.
"Tive febre, dor de garganta, perda de olfato e graças a Deus estou me sentindo bem e continuarei trabalhando aqui do Palácio Laranjeiras, mantendo as restrições e recomendações médicas, e tenho certeza de que vou superar mais essa dificuldade", disse.
"Mas podem contar comigo todo o povo fluminense, que eu vou continuar trabalhando. Eu peço mais uma vez para que fiquem em casa, porque a doença, como todos estão percebendo, não escolhe ninguém e o contágio é rápido", concluiu Witzel.
Helder Barbalho - Pará
Ainda no dia 14 de abril, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), também confirmou a contaminação pelo novo coronavírus. Ele afirmou também que parte de sua equipe testou positivo para a covid-19. Helder confirmou o contágio no seu segundo exame. O primeiro havia registrado resultado negativo.
“Este vírus é extremamente contagioso, ele não escolhe idade, ele não escolhe classe social. Todo mundo está exposto e todo mundo pode pegá-lo. Por isso faço um apelo a você. Fique em casa e vamos juntos vencer o Coronavírus”, disse Helder.
Mantendo a transparência com vocês, venho informar que meu exame deu positivo para covid-19. pic.twitter.com/kunHZ5WII7
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) April 14, 2020
Comentários