A ministra Damares Alves (pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos), alegou, durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (07), que poucos moradores de rua adoecem com a covid-19 e ainda apresentou um motivo pelo 'baixo' índice de contágio nos desabrigados: "Ninguém pega na mão deles". Ainda durante a fala, ela lamentou a possível motivação.
>> Saiba tudo sobre o novo coronavírus
"Não são muitos [que têm a doença]. E por que não são muitos ainda? Ninguém pega na mão deles, ninguém abraça morador de rua. Infelizmente", explicou Damares, mesmo sem o Governo Federal ter dados concretos de quantos moradores de rua já foram contaminados com o novo coronavírus.
No discurso, Damares falou sobre o que chama de prioridade do governo de Jair Bolsonaro. "No governo Bolsonaro a gente tem dito que ninguém vai ficar para trás. A população de rua é prioridade para o governo, agora vamos acolher, em momento de emergência, mas paralelamente apresentaremos a política pública para a população de rua", prometeu.
De acordo com a ministra, o programa 'Brasil Acolhedor' vai ser uma mobilização nacional para ajudar as pessoas em situação de ruas.
Por sua vez, o secretário especial do Desenvolvimento, Sérgio Augusto de Queiroz, destacou que existem, pelo menos, 78.195 pessoas no País em situação de rua na mira da pasta para receber um auxílio, e que o governo deverá liberar um crédito extraordinário de R$ 2,55 bilhões para ajudá-las.
Os locais de acolhimento que queiram receber parte do auxílio citado acima deverão comprovar o seu funcionamento regularizado e reforçar ainda mais as pedidas de higiene, priorizando sempre acomodações individuais.
Somente em São Paulo, dentre os quase 2 mil mortos pela covid-19, 22 são moradores de rua, de acordo com informações repassadas pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB). Oito deles, além de serem idosos, apresentavam outras comorbidades. Ainda segundo a Prefeitura, outros 40 casos suspeitos do novo coronavírus são de pessoas sem-teto.
Também de acordo com a administração municipal, não há óbito de algum desabrigado em estabelecimentos criados para acolher pessoas nesta situação. Um albergue e um centro de acolhimento estão disponíveis para tal finalidade. Contudo, os 40 sem-teto com as suspeitas da covid-19 continuam nesses locais.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.