Eleição municipal

Em convenção, João Campos é oficializado como candidato a prefeito do Recife pelo PSB

Como de costume em convenções da Frente Popular, não faltaram homenagens e referências a Pelópidas da Silveira, Miguel Arraes e Eduardo Campos, pai de João

JC
JC
Publicado em 15/09/2020 às 13:01
Notícia

Rodolfo Loepert / Divulgação
Deputado federal João Campos terve sua candidatura a prefeito homologada em convenção partidária do PSB Recife - FOTO: Rodolfo Loepert / Divulgação
Leitura:

Atualizada às 18h55

Filho do ex-governador Eduardo Campos, o deputado federal João Campos (PSB) foi oficializado, nesta terça-feira (15), como candidato a prefeito do Recife pela Frente Popular. Escolhida por aclamação, a vice na chapa majoritária será a ex-vereadora Isabella de Roldão, do PDT.

>> Pandemia esvazia convenção de João Campos, em sua estreia na corrida majoritária do Recife

Já criticado pela falta de experiência em cargos do Executivo, João disse estar pronto para assumir a prefeitura da capital."Muitos perguntaram por que tão cedo? Não escolhemos a hora do desafio, temos de enfrentá-lo de cabeça erguida. Estou pronto, sei o tamanho da responsabilidade de cuidar de nossa cidade. Avançamos muito em oito anos, com obras como a do Hospital da Mulher, Upinha, corrimão, barreira, entre outros. E ainda tem muito o que fazer".

Faremos uma campanha política respeitando adversários. Há essa onda de ódio e intolerância que está no Brasil e que pode chegar no Recife. Mas, cada preconceito contra a nossa candidatura responderemos com ideias.
João Campos, candidato a prefeito do Recife pelo PSB.

A convenção do PSB foi realizada de formato virtual e presencialmente para dirigentes partidários, obedecendo o protocolo de prevenção à covid-19. Na transmissão, mensagens de diversos aliados precederam a fala do candidato. Entre eles, presidentes nacionais de siglas aliadas como como Carlos Lupi (PDT), Luciana Santos (PCdoB) e Carlos Siqueira (PSB).

"Quero mandar a minha mensagem a João. Você, amigo, tem no DNA as qualidades da escola da política, com honradez, com seriedade, com preparo e amor à causa pública. Com você vamos resgatar a esperança de uma nova geração, geração independente, que quer construir um Recife mais forte do que é hoje. Tenho respeito por você, por sua família, seu avô, seu pai e ao quanto você é importante agora", disse Lupi, que rifou a pré-candidatura de Túlio Gadêlha (PDT) para apoiar João no Recife.

>> Celebrando aniversário do pai, João Campos diz que Eduardo Campos 'pacificaria a política'

>> João Campos diz estar preparado para ser prefeito do Recife e rebate críticas sobre sua herança política

>> Fernando Bezerra Coelho diz que respeita decisão do MDB de seguir com PSB, mas que não apoia João Campos

Com o acordo entre PSB e PDT, foi indicado o nome de Isabella para a vice de João. Ela agradeceu a indicação durante a convenção e fez um gesto às mulheres. "Que a gente possa construir pensando o melhor para quem mais precisa, integrando as pessoas e faço um recorte às mulheres. Sabemos como é difícil essa vida pública profissional para nós mulheres e na politica é difícil. Mas, é por isso que devemos estar aqui, entendendo esse local de fala, de lutas por igualdades e direitos", afirmou.

Frente Popular do Recife

 

REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Convenção foi realizada de forma virtual. - REPRODUÇÃO/YOUTUBE

A Frente Popular vai para a eleição com doze siglas que compõem a coligação majoritária, além do próprio PSB. Estão juntos PCdoB, MDB, PSD, Rede, PV, PROS, Avante, Republicanos, PP, Solidariedade, PDT. O bloco partidário deverá ter o maior tempo do propaganda eleitoral no Rádio e na TV por conta da quantidade de siglas.

Como de costume em convenções da Frente Popular, não faltaram homenagens e referências a Pelópidas da Silveira, Miguel Arraes e Eduardo Campos. Inclusive, um vídeo com imagens do pai de João foi reproduzido durante a convenção. "João conseguiu juntar um grande palanque em um momento difícil que vivemos. Seja na pandemia ou no desastre econômico de Bolsonaro. Venho reafirmar que nossa luta é a mesma, mesmo já estando em palanque diferente, mas compartilhamos dos mesmos sonhos. Estive com Arraes e Eduardo e, por isso, a luta continua em torno dos nossos ideais", afirmou o deputado estadual João Paulo (PCdoB), que é pré-candidato a prefeito de Olinda.

Não posso deixar de lembrar do meu pai (Eduardo Campos), ele diria para seguir em frente e fazer bem feito e vamos fazer em torno de um projeto que gere oportunidade.<br><br>
João Campos, candidato a prefeito do Recife pelo PSB.

Além dos candidatos a vereador e dirigentes partidários, João recebeu mensagens de apoio de ex-ministros como Sérgio Machado Rezende e Cristovam Buarque e de artistas como Almir Rouche, Geraldinho Lins e Pedro Salustiano. "O desafio é fazer uma aliança que saia dos extremos, que fuja da irresponsabilidade fiscal e da insensibilidade social. E João está tentando fazer isso em Recife, como tentamos com Marina Silva e Eduardo Campos", disse Cristovam.

Durante a convenção, ainda foram transmitidas as mensagens do governador Paulo Câmara e do prefeito do Recife, Geraldo Julio. "João Campos tem a disposição, a energia, o brilho nos olhos que são marca da juventude. Mas, sempre demonstrou maturidade, certamente, pela convivência com a gestão pública ele viu nesse campo um desafio instigante. Fez parte de uma escola de vida que apresentou isso como missão e ele abraçou isso. João sofreu uma perda muito grande, uma perda que todo o Brasil sentiu, mas isso não o afastou dos desafios. Ele construiu o próprio caminho com inspiração nas referências que tem, mas com os próprios passos", afirmou Paulo.

>> João Campos bate na gestão do PT no Recife e defende legado de Geraldo Julio

Geraldo também disse que João está pronto, independente da idade (26 anos). "João tem sensibilidade, tem aprendizado, capacidade, determinação. Gosta de aprender, trabalha de manhã, de tarde e de noite. Reuniu as forças da Frente Popular, foi o deputado federal mais votado da história do  Estado e está preparado para o projeto no Recife", disse Geraldo.

REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Convenção foi realizada de forma virtual. - FOTO:REPRODUÇÃO/YOUTUBE

O jornalismo profissional precisa do seu suporte.

Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias