O presidente do PSOL de Pernambuco, Severino Alves, vai assumir o papel de coordenador geral da campanha da candidata Marília Arraes (PT) na disputa pela Prefeitura do Recife. Depois de ter sido o nome indicado pelo partido para a vice da chapa encabeçada pela petista, houve um recuo e ele acabou convidado por Marília para atuar na campanha. O ex-superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), João Arnaldo (PSOL), acabou sendo o escolhido para compor a chapa majoritária na terça (15), véspera da convenção.
>> João Arnaldo, do PSOL, será o vice de Marília Arraes no Recife
Quando fez o convite para que coordenasse a sua campanha, Marília atribui a Severino uma participação central na consolidação da frente formada por PT, PSOL, PTC e PMB, a coligação "Recife da Gente". Ele já foi presidente do PSOL Recife e coordenou o setor da precursoria das agendas na campanha de Guilherme Boulos à Presidência da República nas eleições presidenciais de 2018.
Depois da convenção dessa quarta-feira (16) que oficializou a sua candidatura, Marília cumpriu apenas agendas internas. Entre elas, houve uma primeira reunião entre filiados do PT e PSOL.
As discussões para fechar a equipe de coordenação da campanha ainda estão em andamento, mas ele deve ser mista, com a participação de membros de todos os partidos da coligação. Nomes do PT aliados a Marília deverão integrar a equipe, como a deputada estadual Teresa Leitão (PT).
- Marília Arraes confirma candidatura à Prefeitura do Recife nesta quarta-feira
- João Arnaldo, do PSOL, será o vice de Marília Arraes no Recife
- 'Eleição não se ganha por W.O, mas se disputa nas urnas', diz Marília Arraes, oficializada pelo PT como candidata no Recife
- Em dia de operação da PF no Recife, vice de Marília Arraes diz que vai se juntar com quem não admite corrupção
Plano de governo
Segundo Severino, os projetos Recife Inteligente, lançado desde o início do ano por Marília, e o Recife Arretado, do PSOL, serão o ponto de partida para a construção do plano de governo da chapa majoritária.
Através do Recife Cidade Inteligente, Marília vem reunido sugestões da população em seis eixos: Saúde, Educação, Mobilidade, Cultura, Esporte e Lazer e Combate às Desigualdades. Já o Recife Arretado é uma iniciativa que consultou 2 mil recifenses sobre a qualidade dos serviços públicos relacionados aos temas Cidade Segura, Cultura, Educação, Limpeza Urbana, Manutenção Urbana, Mobilidade e Saúde. Ao final, foram indicadas 50 diretrizes para nortear a gestão da capital pernambucana.
Desde o dia 10 de setembro, vem sendo realizadas plenárias para discutir políticas públicas em áreas como mulheres, transporte público e direito à comunicação. Nesta quinta-feira (17), o tema foi igualdade racial. O resultado dos debates nas plenárias também fazem parte da construção do programa de governo e devem ocorrer até meados início do período da campanha, em 27 de setembro.
A proposta não é formular um plano fechado, segundo explica Severino, e sim que ele seja alimentado ao longo da campanha por várias mãos. "A gente acha que a campanha é um processo político de discussão permanente e vai acontecer de propostas serem decididas durante ela. O plano é o que a gente vai entregar, mas ele para nós compõe a primeira fase da campanha, da nossa aliança", disse.
Comentários