ELEIÇÕES 2020

'Eleição não se ganha por W.O, mas se disputa nas urnas', diz Marília Arraes, oficializada pelo PT como candidata no Recife

O nome da petista foi oficializado em convenção, que também confirmou o vice e a chapa proporcional à Câmara dos Vereadores do Recife

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 16/09/2020 às 14:21
RICARDO LABASTIER/DIVULGAÇÃO
A petista afirmou que vai defender o legado do seu partido na Prefeitura durante a campanha eleitoral - FOTO: RICARDO LABASTIER/DIVULGAÇÃO
Leitura:

JC
Eleições 2020 - JC

A deputada federal Marília Arraes (PT) foi oficializada, nesta quarta-feira (16), como candidata à Prefeitura da capital pernambucana pela coligação Recife Cidade Inteligente, que reúne, além do PT, PSOL, PTC e PMB. O advogado e ex-superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), João Arnaldo (PSOL), foi escolhido para vice da chapa majoritária.

» Priscila Krause será a vice de Mendonça Filho na disputa pela Prefeitura do Recife

» No último dia para convenções, candidatos oficializam chapas para as eleições municipais

“Esta é uma candidatura que desagradou muita gente que tinha um projeto de poder para, talvez, os próximos 20 ou 30 anos, e achava que poderia tirar a liberdade das pessoas de escolher seu representante. Mas eleição não se ganha por W.O, mas se disputa nas urnas, com debate de ideias e projetos para a cidade", afirmou Marília, em referência às movimentações feitas pelo PSB para tirá-la disputa pela prefeitura e, por tabela, levar o PT para o palanque da Frente Popular.

A petista afirmou que vai defender o legado do seu partido na Prefeitura durante a campanha eleitoral. “As últimas grandes intervenções que houve na cidade foram graças ao PT. Vamos retomar esse legado olhando para o futuro, fazendo propostas, caminhando pelo mesmo caminho, mas de uma forma diferente”, declarou a candidata. Citando seu avô, o ex-governador Miguel Arraes, Marília terminou seu discurso afirmando que está preparada para fazer o possível. "O impossível o povo nos ajudará a fazer".

Em dia de operação da Polícia Federal, que apura supostas irregularidades cometidas pela Prefeitura do Recife e pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes no combate à pandemia do novo coronavírus, o candidato a vice-prefeito, João Arnaldo, afirmou que vai se juntar com quem quer fazer uma cidade que sabe usar melhor o orçamento, que sabe gastar bem os recursos, que não admite corrupção, que não aceita educação sem qualidade e a saúde desperdiçando recursos”.

Além dos nomes de Marília e João, a convenção também confirmou a chapa proporcional à Câmara dos Vereadores do Recife. A reunião partidária, iniciada com uma hora de atraso, às 11h, e foi transmitido pelas redes sociais de Marília Arraes e na página oficial do PT no Facebook.

» Desafeto de Bolsonaro, Bivar vai de cabeça na campanha da Prefeitura do Recife

APOIOS

Vídeos dos representantes dos quatro partidos que compõem a coligação, da chapa de candidatos à Câmara Municipal, de artistas e apoiadores de Marília foram transmitidos no evento. A candidata do PT, durante seu discurso, destacou a importância da aliança em torno do seu nome. “"Queria agradecer a todos os companheiros que se juntaram a nós nessa caminhada, a todos que estão neste projeto conosco", assinalou a petista, citando os presidentes dos partidos que lhe dão sustentação.

O senador Humberto Costa também fez fala na convenção de Marília Arraes. O parlamentar disse que fará campanha ao lado da correligionária e a aconselhou a nacionalizar a eleição. "Temos que, nessa eleição, combater o bolsonarismo e a extrema-direita, buscar o legado do PT, que em quatro administrações mudou a cara do Brasil, portanto, essa deverá uma linha de sucesso nesse enfrentamento que teremos agora", frisou o senador. "Temos dois trunfos que ninguém tem: Lula e o PT", enfatizou Humberto.

» Pandemia esvazia convenção de João Campos, em sua estreia na corrida majoritária do Recife

Costa defendeu ainda que o PSB não deve ser o principal adversário do PT e que as duas siglas devem estar juntas no segundo turno. "Precisamos entender nessa campanha quem são nossos adversários reais e quais não são. Nossos adversários são essa direita que está aí”, pontuou o senador, citando os candidatos do Podemos e DEM, Patrícia Domingos e Mendonça Filho, respectivamente.

“Não creio que seja o PSB nosso principal adversário, mas isso não significa que não vamos demarcar nossas posições e diferenças. No entanto, vamos trabalhar para que estejamos no segundo turno”, completou, lembrando as eleições ao governo do Estado em 2006, quando, na segunda etapa da disputa, o PT declarou apoio a Eduardo Campos, contra Mendonça.

Humberto faz parte da ala do partido que era a favor da manutenção da aliança com o PSB já no primeiro turno e contra a candidatura própria. Também integram esse grupos os presidentes do PT estadual, o deputado Doriel Barros, e municipal, Cirilo Mota. A exemplo do senador, ambos os dirigentes gravaram vídeos de apoio a Marília. 

Outros nomes como os ex-presidentes petistas Lula e Dilma, os deputados federais Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Benedita da Silva (PT-RJ), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) e o líder do MTST, Guilherme Boulos (PSOL-SP), também gravaram depoimentos para a convenção. Lula chegou a dizer que está "certo que o Recife vai ter a primeira mulher prefeita de sua história". Já o presidente do PSOL em Pernambuco, Severino Alves, antes cotado para ser vice na chapa, elogiou a aliança. "Não tenho dúvida que a aliança terá a capacidade de reencantar a nossa cidade e reconstruir novos rumos", comentou.

Apesar dos apoios, um fato chamou atenção. Petistas históricos, que disputarão uma cadeira de vereador nas eleições de novembro, como o ex-prefeito João da Costa e os ex-vereadores Osmar Ricardo e Jurandir Liberal, não fizeram menção à candidatura de Marília em seus discursos.

RICARDO LABASTIER/DIVULGAÇÃO
Situação de Marília no PT é complicada - FOTO:RICARDO LABASTIER/DIVULGAÇÃO
REPRODUÇÃO
AO VIVO Marília falou sobre as propostas da chapa para mobilidade, saúde e segurança pública - FOTO:REPRODUÇÃO
JC
Eleições 2020 - FOTO:JC
RICARDO LABASTIER/DIVULGAÇÃO
COLIGAÇÃO Marília consolidou o apoio do PTC, PMB e PSOL, sigla à qual seu vice, João Arnaldo, é filiado - FOTO:RICARDO LABASTIER/DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias