eleições 2020

Programa de governo de Carlos Andrade Lima e Rosaly Almeida tem como foco o liberalismo no Recife

A proposta de governo do candidato a prefeito Carlos Andrade Lima (PSL) e a candidata a vice-prefeita Rosaly Almeida (PSL) com 21 páginas visa a redução do Estado e desburocratização da máquina pública

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 25/09/2020 às 17:54 | Atualizado em 25/09/2020 às 19:35
DIVULGAÇÃO
O plano de governo é dividido em 17 diretrizes e competências, baseadas na estrutura de governo - FOTO: DIVULGAÇÃO

JC
Eleições 2020 - JC

O plano de governo do candidato a prefeito do Recife Carlos Andrade Lima (PSL) e da sua vice psicóloga Rosaly Almeida (PSL) tem foco no liberalismo econômico e na redução e desburocratização do Estado. A proposta, que já está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem 21 páginas e é dividida em 17 diretrizes e competências, baseadas na estrutura de governo.

>> Confira os dados e as propostas de Carlos Andrade Lima na íntegra

No entanto, o candidato Carlos Andrade informou que já "surgiram novas ideias" que serão incorporadas ao plano, assim como algumas também podem ser retiradas. "Temos como bandeira do partido e minha própria a questão do liberalismo. Então, a proposta é reduzir o tamanho do Estado, desburocratizar a máquina pública e vida do cidadão. Estamos com o plano de criar o que chamamos de Prefeitura na palma da mão: muitos serviços serão feitos pela internet. Estudamos alguns funcionários começarem a fazer home office, o que diminui o custo da Prefeitura".

>> Programa de governo do Coronel Alberto Feitosa prioriza transparência e combate à corrupção

>> Programa de governo de João Campos e Isabella de Roldão aponta eixos que vão nortear propostas a serem construídas ao longo da campanha

>> Programa de governo de Marília Arraes e João Arnaldo para o Recife prega garantia de direitos sociais

>> Conheça as propostas de governo de Mendonça Filho e Priscila Krause para a Prefeitura do Recife

De acordo com o plano, o candidato pretende manter um programa permanente de diálogo e articulação entre o Executivo e os outros poderes. Na segurança pública, a tolerância será zero, "uma cidade segura é básica para a geração de negócios". Carlos promete aumentar e capacitar o contingente da Guarda Municipal, com a promoção de equipamentos, viaturas, e um programa de blitz ostensivas.

Na comunicação, a promoção e divulgação das ações do governo com melhoria no Portal da Transparência "para uma melhor interpretação dos aspectos propositivos e das dificuldades da governança". No combate a violência e drogas, controle urbano, inovação tecnológica, patrimônio público, a procuradoria jurídica orientará nas questões de defesa e enquadramento legal da gestão.

>> Carlos Andrade Lima promete transformar Recife na "cidade mais acessível do Brasil", se eleito

Com ordenamento processual, a promoção de um programa de comprar governamentais em parcerias com outras prefeituras integrantes da Região Metropolitana do Recife com execução de balancetes fiscais trimestrais para permitir análise do desempenho das contas públicas, a controladoria desburocratizará e agilizará a gestão.

Na promessa de um trabalho "junto com os recifenses", será criado um canal permanente de diálogo com a população e a simplificação dos procedimentos de ações dos agentes públicos, órgãos e entidades do Executivo, a ouvidoria atuará.

>> Carlos Andrade Lima faz primeiro teste nas ruas, com visita ao Mercado de Afogados

Já na área de educação e cidadania, com a proposta "Educar para desenvolver o cidadão empreendedor", Carlos promete a promoção de um programa de valorização meritocrática, qualificação e capacitação docente. A criação dos programas primeiros de apoio as crianças de zero a seis anos e suas mães, e de criação educacional para estimular a inovação e criação dos alunos a partir de materiais disponibilizados em biblioteca.

Na saúde, a promessa é a criação de um programa que desburocratize o sistema para a compra de materiais e medicamentos das unidades de saúde, além de melhorar a infraestrutura física e promoção do tele atendimento, com uma central de marcação de consultas encaminhando o paciente às unidades mais próximas.

>> Ex-partido de Bolsonaro, PSL prega ''desprendimento da velha política'' e oficializa candidatura de Carlos Andrade Lima à prefeitura do Recife

Para a ação social, juventude e desportos, será desenvolvido uma política de monitoramento e assistência aos cidadãos vulneráveis e dos grupos de risco. Por sua vez, o planejamento e controle orçamentário pretende unir estratégias para construir o futuro. "O controle orçamentário é prioritário para o planejamento geral". A criação de um fundo de desenvolvimento municipal para compor o percentual do orçamento com multas ambientais, estorno das contra partidas que forem investidas pelo próprio fundo.

Será criado, ainda, um pregão eletrônico para articular as comprar dos governos com municípios vizinhos e um sistema eletrônico de excelência para a arrecadação. No que tange ao desenvolvimento econômico e tecnologia, a desburocratização do crédito e fomento à produção serão trabalhados.

>> ‘Acreditamos que a história do Brasil se repetirá no Recife’, diz Carlos Andrade de Lima, candidato do PSL à prefeitura, em referência a Bolsonaro ter vencido o pleito em 2018

A criação e coordenação de uma agência de desenvolvimento municipal para agilizar e promover captação de recursos também será criada, tendo os programas Micro Polos de Produção, Cata Mais, Revitalização da Ilha do Recife, Recife Turística e Complexo Náutico do Capibaribe.

Ao JC, Carlos destacou o programa cata mais, de coleta de lixo, como uma das maiores inovações do plano de governo. "Vamos transformar o problema do lixo do Recife na solução. O cidadão vai poder transformar seu lixo em energia ou insumo para ele mesmo ou para a comunidade. É absolutamente inovador e será uma das bandeiras da nossa gestão".

No turismo, a proposta é a criação e promoção de um circuito de mercados através de uma PPP para a gestão dos mercados públicos, os transformando em pontos turísticos. É também um foco do programa a interpretação do turismo como uma das vocações da cidade, desenvolvendo programas associados a iniciativas privadas pelo segmento turístico científico, lazer, religioso e cultural.

>> PSL confirma psicóloga Rosaly Almeida como candidata a vice-prefeita na chapa de Carlos Andrade Lima no Recife

O que se espera para o controle urbano, obras, meio ambiente e mobilidade da cidade é a valorização do espaço urbano no entorno das escolas, estimulando o pertencimento ao lugar e o caminho à escola. No trânsito, a promoção de um amplo estudo para maior fluidez e incentivo ao pedestrianismo e ao uso de bicicletas, se orientando pelo Plano Diretor Cicloviário, lançado em 2014.

Também existe a proposta para o programa de potencialização de praças e parques com a requalificação das praças e criação de pracetas, estimulando as reuniões de vizinhança e valorizando as políticas de bairros e autoestima dos moradores. A política habitacional será pautada pela recuperação de imóveis e centro urbanos degradados, habitações sociais vulneráveis ou em áreas de risco com políticas de incentivos fiscais para a sua erradicação, e novos empreendimentos imobiliários.

O serviço público, manutenção, e meio ambiente funcionarão com a promoção de programas de plantio, com a sua manutenção, de espécies da flora nativa para as praças e principais artérias urbanas.

De acordo com Carlos, o PSL é o único no Recife que têm propostas para a proteção dos animais na majoritária. "Vamos construir dois hospitais veterinários 24 horas. Nossa chapa é a única chapa majoritária que defende os animais. A nossa vice (Rosaly Almeida) é uma militante antiga da causa, que é uma questão importantíssima para nós", declarou.


JC
Eleições 2020 - FOTO:JC

Comentários

Últimas notícias