A candidata a vice-prefeita do Recife na chapa do ex-governador Mendonça Filho (DEM), Priscila Krause (DEM), fez uma publicação no seu Instagram na noite da última terça-feira (29) criticando o resultado do Recife no quesito "novas vagas em creches municipais". Segundo a democrata, os dados usados por ela para criticar a atual gestão da cidade nessa área são do Censo Escolar Inep/Alunos matriculados creches - Comparação 2013/2019.
"De 2013 pra cá, a gestão do PSB entregou apenas 1.013 novas vagas enquanto o déficit de vagas ultrapassa os 30 mil! Muitas promessas e pouquíssimas entregas. O resultado é que milhares de mães que necessitam do suporte da prefeitura permanecem na fila de espera por vagas, impedidas de ir buscar autonomia financeira no mercado de trabalho. Sem um lugar seguro para deixar seus filhos, não há opção", disparou a parlamentar.
>> Mendonça Filho e Priscila Krause criticam gastos da Prefeitura no combate ao coronavírus
>> Conheça as propostas de governo de Mendonça Filho e Priscila Krause para a Prefeitura do Recife
>> Aliados e analistas aprovam escolha de Priscila Krause para a vice de Mendonça Filho no Recife
Ao lado do texto de Priscila, um ranking mostra o Recife com um desempenho muito inferior a capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador na criação de vagas em creches no período. "Na prefeitura, priorizar os investimentos na garantia de novas vagas, com investimento maciço na Primeira Infância, é compromisso meu e de Mendonça Filho. Compromisso de um ex-ministro da Educação, compromisso de uma mãe", finaliza a candidata.
No programa de governo dos democratas, há outras críticas dos postulantes à condução que o prefeito Geraldo Julio (PSB) deu a esta área durante os quase oito anos em que está à frente da Prefeitura do Recife. "De acordo com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, apenas 40% das crianças até 3 anos de idade são atendidas por uma creche no Recife. O percentual está muito abaixo dos 50% estipulados na meta do Plano Nacional de Educação (PNE) para 2024, e do Índice de Necessidade de Creches no Recife, que é de 57%", diz trecho do documento.
No texto, Mendonça e Priscila ainda se comprometem a, caso eleitos, "ampliar e qualificar a oferta de Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) com prioridade do acesso às vagas para as famílias em condição de maior vulnerabilidade social, investindo na primeira infância", "criar projetos de incentivo para empresas que criarem creches e escolas para os filhos de estudantes e trabalhadoras" e "ampliar o acesso a creches e pré-escolas da rede municipal, com o objetivo de atender mães e pais trabalhadores".
A assessoria de imprensa da Prefeitura do Recife foi procurada pela reportagem para comentar as críticas da deputada, mas não respondeu à tentativa de contato do JC até a publicação desta matéria.
Agenda
Nesta quarta-feira (30), Mendonça Filho divide-se entre agendas externas e internas de campanha. Pela manhã ele participou de uma reunião com sua equipe, durante a tarde haverá gravação do guia eleitoral e à noite estará em encontros na comunidade Roda de Fogo, na Zona Oeste, e em Boa Viagem, na Zona Sul da capital.
Comentários