Eleições 2020

Marília Arraes registra 14% na Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo; Aliados veem resultado com 'tranquilidade'

Candidata está numericamente atrás de João Campos (23%) e Mendonça Filho (19%), mas disputa o segundo lugar com o democrata, devido à margem de erro de três pontos para mais ou para menos, e também tem empate técnico com Patrícia Domingos (11%)

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 02/10/2020 às 22:37
PH REINAUX/DIVULGAÇÃO
ALIADOS Petista esteve rodeada da militância na inauguração do comitê - FOTO: PH REINAUX/DIVULGAÇÃO
Leitura:

JC
Eleições 2020 - JC

Segundo a Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada na noite desta sexta-feira (2), a candidata a prefeita do Recife Marília Arraes (PT), com 14% das intenções de voto, está numericamente atrás de João Campos (PSB; 23%) e Mendonça Filho (DEM; 19%). Mas considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, ela disputa o segundo lugar com Mendonça e também está em situação de empato técnico com a candidata Delegada Patrícia (Podemos; 11%). 

Na intenção de voto espontânea - quando é perguntado ao entrevistado em quem votaria sem apresentar os nomes - ela empata com Mendonça Filho com 5%. Os dois ficam atrás de João Campos, com 9%. 

>> Ibope/JC/Rede Globo: João Campos (PSB) e Mendonça Filho (DEM) empatam em rejeição na pesquisa para prefeito do Recife

>> Ibope/JC/Rede Globo: Delegada Patrícia diz que "recebe com alegria" os números da pesquisa para prefeito do Recife

O empate técnico com Mendonça também ocorre na expectativa de vitória, quando é perguntando ao entrevistado sobre quem ele acredita que vai sair vitorioso, independentemente do seu voto. Ela está com 13%, enquanto Mendonça está com 17% e João Campos, 37%. 

Entres os que responderam que votariam em Marília Arraes, a distribuição é equilibrada entre sexo, idade, raça e religião, mas há uma pequena variação levando em conta a escolaridade dos entrevistados. Os com ensino superior correspondem a 18%, enquanto ensino fundamental é de 10% e nível médio, 14%.

Na campanha da petista, o resultado foi visto com tranquilidade, com a ponderação de que o pleito municipal ainda está se iniciando, mas avaliando que ela demonstra uma possibilidade real da petista seguir para o segundo turno. Esta é a primeira pesquisa Ibope desde o início oficial da campanha, no último domingo (27). 

Não só empate técnico com Mendonça na intenção de voto estimulada, mas sobretudo o percentual igual de 5% na espontânea é considerado uma sinalização positiva nos bastidores da campanha.

>> ''Nome mais competitivo da oposição no Recife", diz Armando Monteiro sobre o desempenho de Mendonça Filho na pesquisa Ibope/JC/Rede Globo

A petista figura em terceiro lugar no índice de rejeição, com 20%. Ele tem quase a metade da rejeição de João Campos e Mendonça Filho, ambos com 36%. Nesse ponto, é perguntado ao entrevistado em qual candidato ele não votaria sob nenhuma hipótese. A rejeição é considera razoável, apontou um aliado em reserva, pelo fato dela já ser conhecida da população, pois candidatos conhecidos tendem a ter um percentual alto nesse quesito. 

Pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro de 2020. Foram entrevistados pelo Ibope 805 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o Número PE09685/2020.

Agenda

Na companhia do candidato a vice-prefeito, João Arnaldo (PSOL) e do advogado Walber Agra, Marília esteve na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) na manhã desta sexta-feira (2), onde reuniu-se com o presidente da instituição, Frederico Neves.

"Foi uma visita importante para conversarmos sobre as eleições deste ano e o papel fundamental que o TRE-PE exerce na realização desse momento de fortalecimento da democracia", disse a candidata nas redes sociais.

À noite, Marília fez a inauguração oficial do seu comitê de campanha, localizado na Rua dos Palmares, no bairro de Santo Amaro. "Esse será o clima da nossa campanha. Bonito, mobilizador, propositivo, com as pessoas à frente, com o coração à frente. Estamos só começando", projetou a candidata. 

Participaram da inauguração candidatos a vereador dos partidos que integram a coligação Recife Cidade da Gente: PT, PSOL, PTC e PMB e o candidato a vice-prefeito, João Arnaldo (PSOL). "Quero ter a condição e o orgulho de ser o vice-prefeito que vai eleger Marília como a primeira prefeita da nossa história. É preciso devolver o orgulho aos recifenses", afirmou João Arnaldo. 

Neste sábado (3), a candidata começa sua agenda às 9h em visita à Feira Livre de Afogados. Depois, às 15h, fará uma caminhada pela Comunidade do Detran no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. A concentração será na Estrada do Barbalho, 1140.

No domingo (4), a partir das 9h, ela participa de uma pedalada na Zona Norte, com ponto de partida na Praça a Jaqueira, bairro de mesmo nome, na entrada da Rua do Futuro. A chegada é na Praça de Casa Forte, onde será feito um "bandeiraço". 

JC
Eleições 2020 - FOTO:JC

Comentários

Últimas notícias