Eleição municipal

Na Fiepe, candidata a prefeita Delegada Patrícia promete gestão "amiga" do empresariado no Recife

A candidata a prefeita do Recife foi sabatinada na Fiepe e disse que a prefeitura precisa deixar de ser "inimiga" do empreendedor

Cássio Oliveira
Cadastrado por
Cássio Oliveira
Publicado em 19/10/2020 às 20:10
DIVULGAÇÃO/FIEPE
PODEMOS Patrícia se diz "amiga" do empresário, diferente da gestão atual - FOTO: DIVULGAÇÃO/FIEPE
Leitura:

A candidata a prefeita do Recife Delegada Patrícia (Podemos) fez um aceno ao empresariado pernambucano durante sua sabatina na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), nesta segunda-feira (19). Segundo a postulante, a gestão precisa ser "amiga" da iniciativa privada com parcerias para a geração de emprego e renda na capital.

Segundo a delegada, a Prefeitura do Recife precisa parar de tratar o empreendedor como "um inimigo". Ao falar de saneamento e urbanização, ela destacou que parcerias com a iniciativa privada poderão ajudar no desenvolvimento da cidade.

>> Em sabatina da Fiepe, Marília Arraes defende atração de indústrias para as periferias do Recife

>> ''Vamos exigir da Compesa que cumpra com o seu dever'', garante Mendonça Filho, candidato a prefeito do Recife

>> Em sabatina na Fiepe, João Campos anuncia criação de uma agência de desenvolvimento semelhante a AD Diper

"Não se pensa em sustentabilidade sem política de desenvolvimento socioeconômico para a população. É utópico pensar nisso com pessoas morando na lama, sem coleta de resíduo sólido regular, pessoas que pagam conta de serviço de esgoto que não é prestado e falar disso é falar de urbanização, é fazer com que o saneamento chegue nesses locais. Para isso, falaremos com o setor empresarial, vemos o empresariado, o empreendedor, sendo um braço amigo da prefeitura. Queremos canais com a iniciativa privada para gerar emprego e renda para as pessoas, que terão independência financeira, não precisarão implorar por esmola do poder público. Isso só é possível quando a prefeitura parar de tratar empreendedor como inimigo. Na pandemia, lojas fecharam as portas e a prefeitura e a Câmara se negaram a suspender IPTU e fazer parcelamento. Na minha gestão, o empreendedor terá vez", disse.

O maior programa social que existe é o emprego, não é programa social para manter pessoas na miséria e fidelizar o voto delas, não é votar a cada quatro anos, com medo de perder o benefício.
Delegada Patrícia (Podemos).

Patrícia vê a cidade "vocação para tecnologia", mas enxerga que uma parte da população ainda está na "idade média". "Pessoas carregando água em balde, sem água na torneira, o quanto a tecnologia pode ajudar? No saneamento, na saúde, na empregabilidade, na nossa gestão, as parcerias serão realidade, pois há 20 anos a cidade vê o empreendedor como inimigo, faz com que a iniciativa privada não tenha espaço, incham a administração, são 4.250 comissionados, é fazer loteamento de cargos para amigos e familiares, a máquina invade espaços e que deveriam ser da iniciativa privada e acaba prestando serviço de má qualidade. Nosso projeto de segurança conta com software de reconhecimento facial, a tecnologia a serviço da população e será desenvolvida por setores privados", disse.

Sabatina

DIVULGAÇÃO/FIEPE
Delegada Patrícia na sabatina da Fiepe. - DIVULGAÇÃO/FIEPE

Por quase uma hora, Patrícia falou de propostas para a mobilidade, saúde, sustentabilidade, ambiente de negócios e outros temas. Em sua apresentação inicial - que durou 20 minutos - ela lembrou de seu trabalho na antiga Delegacia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp), apontou ter "zelo pela coisa pública", por ser servidora há 20 anos, e afirmou que, mesmo sendo do Rio de Janeiro, é "recifense de coração".

>> "Recife vai deixar de ser a capital do desemprego", diz Charbel em sabatina da Fiepe

Como vem fazendo em suas últimas sabatinas, Delegada Patrícia enfatiza que a candidatura não é um projeto pessoal. "É a indignação com problemas que ninguém resolve, querem empregar amigos, parentes, encher o pote até a tampa, o que me traz não é projeto projeto familiar, como o das famílias que querem se eternizar no poder com filhos e netos. É para honrar o dinheiro das pessoas", afirmou.

Educação

Questionada sobre suas propostas para a educação e qualificação de jovens no Recife, a candidata a prefeita disse que, hoje, jovens e crianças saem do ensino fundamental sem saber ler, escrever e fazer contas adequadamente e, assim, não conseguirão ocupar postos no mercado de trabalho.

"Estabeleceremos métricas para avaliar o aluno, acabar com a aprovação automática e vamos valorizar os profissionais da educação, que foram esquecidos. Eles serão bonificados de acordo com metas de aprendizado. Teremos alunos com excelente formação para ocupar vagas de trabalho. Outro projeto é ter a mão amiga do empreendedor e estabelecer parcerias público-privadas para qualificar os jovens no ensino técnico. Existem 1500 vagas em aberto no Porto Digital para Tecnologia da Informação e falamos de um quantitativo gigante de jovens desempregados, muitos cooptados pelo crime, sem perspectiva. Então pensamos em formá-los para o emprego do futuro, que é o emprego do presente", disse.

SAÚDE

DIVULGAÇÃO/FIEPE
Delegada Patrícia na sabatina da Fiepe. - DIVULGAÇÃO/FIEPE

Ao falar sobre a saúde pública no Recife, a candidata criticou a falta de parcerias para a informatização do atendimento. Patrícia defende o uso da tecnologia para monitoramento dos pacientes e lembrou que, segundo o DataSus, várias pessoas morrem de causas evitáveis. A postulante também afirmou que deve firmar parcerias com a iniciativa privada para realização de exames e ampliar o atendimento de médico especialista.

"É a crise de uma saúde que está doente há muitos anos. A ideia é tecnologia voltada à atenção básica, valorizar profissionais da Saúde da Família, que estão sobrecarregados por conta de um sistema arcaico, onde equipes atendem mais de mil famílias. Vamos trabalhar com prevenção, aumentar esse quantitativo e ampliar a oferta de exames da rede municipal de saúde. São 230 mil aguardando exame, vamos zerar a fila, pois a verba da saúde, é 15%, neste ano são 900 milhões, e não vemos como foi gasto a não ser estampando capas de matérias nacionais com escândalos", disse a candidata.

Citação

O maior programa social que existe é o emprego, não é programa social para manter pessoas na miséria e fidelizar o voto delas, não é votar a cada quatro anos, com medo de perder o benefício.

Delegada Patrícia (Podemos).
DIVULGAÇÃO/FIEPE
Delegada Patrícia na sabatina da Fiepe. - FOTO:DIVULGAÇÃO/FIEPE
DIVULGAÇÃO/FIEPE
Delegada Patrícia na sabatina da Fiepe. - FOTO:DIVULGAÇÃO/FIEPE

Comentários

Últimas notícias