ELEIÇÕES 2020

Eleição de vereador do Recife é 3 vezes mais concorrida que vaga na UPE pelo vestibular seriado

As 39 vagas da Câmara dos Vereadores do Recife serão disputadas em 2020 por 877 candidatos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 21/10/2020 às 10:26
DIVULGAÇÃO
CORRIDA Neste ano, 877 pessoas querem ser vereador. Na disputa seriada da UPE, são 7,37 candidatos por vaga - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Arte: JC
Eleições 2020 - Arte: JC

As 39 vagas da Câmara dos Vereadores do Recife serão disputadas em 2020 por 877 candidatos registrados, o que representa uma relação de 22,48 postulantes por cadeira. O número é três vezes superior à disputa por uma vaga na terceira etapa do vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE), o SSA 3, de 2019, quando 12.828 estudantes buscavam por 1.740 vagas na instituição. Foram 7,37 candidatos para cada uma das vagas de acesso disponíveis pelo vestibular.

» Eleições 2020: nomes e números dos candidatos a vereador do Recife

» Saiba as atribuições dos vereadores e a importância do seu voto para o desenvolvimento da cidade

Na análise entre algumas das carreiras mais disputadas na universidade pública, a relação de candidato por vaga nas eleições de vereador supera a dos cursos de psicologia (16,35), engenharia da computação (13,78), medicina (13,42) no Recife, ciências biológicas (12,69), enfermagem (12,25) e odontologia (10,95).

No vestibular seriado da UPE,  candidatos fazem provas três vezes. Foto: Diego Nigro /  JC Imagem
No SSA3, foram 7,37 candidatos para cada uma das vagas de acesso disponíveis pelo vestibular - No vestibular seriado da UPE, candidatos fazem provas três vezes. Foto: Diego Nigro / JC Imagem

O dado aponta ainda que a concorrência pelo cargo de vereador na capital pernambucana está 12,75% mais acirrada do que no pleito de 2016, quando 19,94 candidatos rivalizaram por cada um dos cargos na Casa Legislativa. Naquele ano, 778 postulantes entraram na disputa.

MOTIVOS

O cientista político e professor da Universidade Católica de Pernambuco Antonio Henrique Lucena atribui o aumento da relação de postulantes por vaga no pleito deste ano à evolução de 55% do número de candidaturas. Ele analisa o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais como uma das razões para o salto.

» Entre votos de aplauso e mudanças de nome de ruas, Câmara do Recife já aprovou mais de 30 mil proposições desde 2017

"O fim das coligações obrigou os partidos a terem um maior número de candidatos, principalmente aqueles que têm poucos votos, mas ajudam na soma para atingir o coeficiente eleitoral", avalia o especialista.

Outra motivação para o aumento das candidaturas é a cota de um percentual mínimo de 30% na quantidade de mulheres na disputa. "Essa passou a ser uma exigência legal para que os partidos tenham acesso ao Fundo Partidário", explica também a cientista política e professora da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho) Priscila Lapa.

No Brasil, 515.006 candidatos estão cadastrados para concorrer às 57.931 cadeiras de vereador disponíveis nos 5.570 municípios do País. O número equivale a uma relação de 8,89 candidatos por vaga. Há quatro ano, eram 7,86 postulantes por cada um dos cargos.

Candidaturas no interior

Para Lapa, o protagonismo menor dos partidos nas cidades do interior explica o avanço menor da relação de postulantes por cargo no território nacional. "Nas cidades pequenas, os candidatos se acomodam, não em um partido próximo à sua ideologia, mas ao seu grupo político", destaca a professora.

Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC
DIVULGAÇÃO
A candidatura do PT é muito negativa para a oposição, que poderia formar uma coalizão em torno de uma candidatura de centro-direita que pudesse derrotar Bolsonaro", diz Antônio Lucena - FOTO:DIVULGAÇÃO
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
ESCOLAS Priscila Lapa vê deturpação do debate sobre formação política - FOTO:FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias