O candidato a prefeito pela Frente Popular do Recife, o deputado federal João Campos (PSB), anunciou a criação de um novo equipamento, o Desenvolve Recife. A proposta, apresentada nesta sexta-feira (23), tem como objetivo reunir serviços como a Sala do Empreendedor, Agência do Trabalho, cursos de qualificação, coworking e o programa Crédito Popular - outra promessa de campanha do socialista - em um único espaço para ajudar os microempreendedores e trabalhadores de maneira integrada.
>>João Campos rebate discurso de que o Recife é a capital da "indústria da multa"
>> João Campos obtém direito de resposta contra Delegada Patrícia Domingos
“O Desenvolve Recife será construído em três centros: na Zona Norte, Zona Sul e na parte central da nossa cidade. Será um centro parecido com o Compaz, mas voltado para o empreendedorismo. Nós vamos integrar os serviços já existentes, isso vai gerar uma economia, e incrementar com novas atividades, focando no empreendedorismo, na geração de emprego e renda na cidade do Recife”, afirmou.
O novo equipamento será estruturado por meio da reformulação, integração e digitalização de uma série de unidades e serviços já existentes. “Com isso, apoiaremos o trabalhador desde a elaboração do currículo, passando pela análise de competências ao encaminhamento para turmas de qualificação profissional e à Agência do Trabalho", frisou Campos. "Nossas equipes também vão trabalhar visitando e conhecendo as atividades econômicas dos bairros e comunidades, com o objetivo de identificar potencialidades e oportunidades nas diferentes regiões da cidade”, completou João.
A nova proposta dialoga com projetos já apresentados pelo candidato da Frente Popular durante a campanha, como o Invest in Recife, uma agência de fomento para a atração de novos investimentos para a capital pernambucana; o Crédito Popular, que vai oferecer linhas de crédito para até 10 mil microempreendedores por ano, a partir de 2021; e o Embarque Digital, que disponibilizará 2.000 bolsas de ensino em quatro anos para área de tecnologia, o que vai proporcionar maior inserção de jovens no mercado de trabalho na polo tecnológico da cidade.
SAÚDE E EDUCAÇÃO
A expansão na rede de creches, a alfabetização na idade certa e a capacitação profissional dos jovens, serão as principais ações a serem priorizadas dentro da área da educação, segundo assegura o candidato a prefeito João Campos, caso eleito. "Nós vamos dobrar o número de creches no Recife, e para isso vamos expandir a rede própria municipal e também discutir parcerias com a iniciativa privada e o terceiro setor. Vamos garantir que as crianças terão oportunidades na educação e fazer com os pais ou responsável possam ter oportunidade também de se qualificar e tentar uma vaga de emprego", frisou Campos.
Na área da saúde, o prefeiturável falou sobre a a expansão da rede de Upinhas nas áreas do Recife que não possuam esse tipo de cobertura. "Nós também vamos expandir a rede com pessoal. Sabemos que precisamos melhorar a infraestrutura, mas precisamos fazer o acolhimento humanizado. O afeto pode curar tanto quanto a ciência", declarou Campos, em entrevista a TV Tribuna, nesta sexta-feira (23). O socialista também ressaltou a necessidade de priorizar a média complexidade, considerando um dos maiores gargalos na saúde pública do Brasil.
Questionado sobre como se dará o relacionamento com o governo federal, já que mantém uma postura crítica e de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). "Não teremos dificuldade de dialogar. Nós vamos fazer o dever de casa e dialogar apresentando projetos bem feitos. Não tem bandeira política que seja mais importante do que a necessidade das pessoas da cidade do Recife", respondeu o socialista, durante a entrevista.
Comentários