Transporte público

Com foco no BRT, Mendonça Filho apresenta propostas para melhorar o transporte público do Recife

Nesta sexta-feira, o candidato a prefeito visitou uma estação de BRT situada no bairro de Santo Amaro e criticou a sua falta de manutenção

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 23/10/2020 às 19:08
GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO
AGENDA Durante visita à estação na Cruz Cabugá, Mendonça prometeu a retomada e plena operação do sistema - FOTO: GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO
Leitura:

.
Eleições 2020 - .

Durante visita a uma das estações de BRT situadas na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, o candidato a prefeito do Recife Mendonça Filho (DEM) disse ter a intenção de liderar o debate para conclusão do projeto de mobilidade, que tem sido alvo de constantes críticas de usuários. Para o democrata, o movimento das gestões do PSB de desativar estações e retirar os ônibus articulados de circulação, conforme foi divulgado no início deste ano, seria "um descaso".

“Fizeram um investimento astronômico de mais de R$ 400 milhões e o BRT nunca chegou perto de seu projeto original, que era para ter sido um grande avanço na mobilidade urbana. E agora, a incompetência do PSB, no estado e no Recife, chega ao cúmulo de desativar estações e tirar de circulação os ônibus articulados, um descaso”, declarou Mendonça.

O candidato ainda se mostrou inclinado a, caso eleito, concluir e implementar um plano de mobilidade na cidade. "Ele recordou que as gestões do PT e do PSB, à frente da Prefeitura do Recife há 20 anos, não instituíram um plano desse porte, mesmo a capital apresentando um dos piores tráfegos do mundo e o Brasil tendo instituído a Lei de Mobilidade Urbana em 2102. Segundo ele, na sua gestão haverá a elaboração e conclusão do plano bem como a implementação das ações necessárias para o ordenamento e a melhoria da circulação de pessoas e veículos e cargas", diz trecho do comunicado encaminhado pela equipe de Mendonça à imprensa.

>> Mendonça Filho ganha o direito de falar que o recifense é o maior pagador de impostos do Nordeste

>> Mendonça Filho promete encabeçar projeto de expansão do Metrô Recife

>> Mendonça Filho diz que vai zerar filas para a realização de consultas e exames médicos no Recife

>> ''Quis mostrar a opinião dele sobre o meu mandato como ministro'', diz Mendonça sobre uso de elogios de Geraldo Julio no seu guia

Entre seus planos, o democrata também reafirmou que pretende garantir a retomada e plena operação do sistema de transporte, uma vez que o Recife faz parte do Grande Recife Consórcio de Transportes. Sua prioridade, diz Mendonça, é para o transporte de passageiros, "através de acessibilidade plena aos terminais de integração, estações e paradas exclusivas nos corredores metropolitanos em toda a sua extensão". Ele promete reestruturar os corredores exclusivos de ônibus "priorizando a continuidade e o cuidado na segurança, calçadas e paradas". O candidato também falou sobre o projeto Busão Conectado, que visa disponibilizar internet gratuita nos ônibus que circulam na capital.

“Os governos do PSB retiraram a meia passagem aos domingos, bem como o bilhete único. Prometeram e não cumpriram. Essa realidade que massacra diariamente o usuário do transporte coletivo no Recife vai acabar. Haverá mais ônibus, com maior regularidade, com ar condicionado e mais conforto. Vamos analisar também os itinerários, pois a população se queixa muito da falta de linhas de ônibus em várias localidades. O Recife usará seu poder de pressão no consórcio entre as cidades para buscar essas soluções”, afirmou o ex-governador.

PROGRAMA DE GOVERNO

No programa de governo de Mendonça e Priscila Krause (DEM), sua candidata a vice-prefeita, há ainda outros projetos de intervenção viária na cidade, como o novo acesso ao Ibura e a triplicação da BR-232, no trecho entre o Curado e a Avenida Abdias de Carvalho.

"Outros pontos são o investimento na modernização do sistema de semáforos, programas para incentivar a construção de edifícios-garagem e intervenções para garantir o melhor deslocamento entre os bairros. As propostas englobam, também, o ordenamento do sistema de carga e descarga, desobstruindo os principais corredores de transporte. Por fim, prevê a expansão das ciclovias e ciclofaixas, com a incorporação do Plano de Mobilidade do Ciclista de forma sequenciada e a expansão do metrô, através de discussões em parceria com o Governo Federal que incluam a recuperação da capacidade operacional do sistema existente", finaliza o texto.

FOTO: GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO
Mendonça Filho (DEM) durante visita a estação de BRT - FOTO:FOTO: GUGA MATOS/DIVULGAÇÃO
.
Eleições 2020 - FOTO:.

Comentários

Últimas notícias