Após apoio de Bolsonaro

Cidadania anuncia afastamento da campanha da Delegada Patrícia, mas Daniel Coelho mantém apoio a ela

Na noite do sábado (7), Roberto Freire lançou uma nota rejeitando a aliança da candidata com o presidente Jair Bolsonaro. Nesta manhã, Daniel Coelho, coordenador da campanha de Patrícia, reafirmou seu apoio a ela

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 08/11/2020 às 11:00
TIAGO CALAZANS/DIVULGAÇÃO
Delegada Patrícia (Pode) e Daniel Coelho (CID) - FOTO: TIAGO CALAZANS/DIVULGAÇÃO
Leitura:

.
Eleições 2020 - .

Presidente nacional do Cidadania, o ex-deputado federal pernambucano Roberto Freire lançou uma nota no fim da noite do último sábado (7) na qual informa que o partido "rejeita" o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à candidatura da Delegada Patrícia (Pode) a prefeita do Recife. O Cidadania faz parte da coligação que dá sustentação à postulação de Patrícia e é a sigla do vice da policial, Leo Salazar, e do coordenador da campanha, o deputado federal Daniel Coelho.

"Surpreendido com a decisão da delegada Patrícia Domingos de aceitar o apoio de Jair Bolsonaro, o Diretório Nacional do Cidadania torna público o afastamento do partido da campanha da candidata do Podemos à Prefeitura de Recife (PE). A presença do senhor presidente da República, um obscurantista e negacionista, no palanque da referida candidata é incompatível com os valores e princípios defendidos pelo Cidadania. O partido lamenta profundamente que a possibilidade de um projeto alternativo para a capital pernambucana tenha sido tragada pelo atraso", diz o texto.

>> ''O apelo que faço aos que gostam de mim, é que votem em Delegada Patrícia no Recife'', diz Bolsonaro; Candidata diz que apoio é importante

>> Após decisão de Bolsonaro, Marco Aurélio abre mão de candidatura para apoiar Delegada Patrícia no Recife

>> Fernando Bezerra reafirma compromisso com Mendonça após Bolsonaro pedir votos para a Delegada Patrícia

Ainda na nota, Freire diz que a agremiação não adotará nenhuma medida "drástica" para não prejudicar os direitos dos candidatos proporcionais do partido. "Enquanto uns buscam se associar a ideias retrógradas, preconceituosas, antidemocráticas e anticientíficas, nós abraçamos a ciência, a democracia, a liberdade de expressão, a diversidade e os direitos humanos", conclui o dirigente partidário.

No Twitter, ao ser questionado por um seguidor sobre o posicionamento de Daniel Coelho nesse imbróglio, Freire chegou a afirmar, ontem, que a decisão da sigla foi tomada "com total anuência" de Daniel, que é presidente do Cidadania no Estado.

DANIEL

Na manhã deste domingo (8), usando a própria conta no Twitter, o deputado federal afirmou que não deixará a campanha e que segue apostando na campanha da delegada na capital. "Meu apoio é para a Delegada Patrícia. Por suas qualidades e por sua história. Pelo compromisso de fazer uma mudança real na política pernambucana. Estou fechado com Patrícia. Vamos seguir rumo ao segundo turno e vamos vencer a eleição", declarou.

A reações dos seus seguidores vieram logo em seguida, a maioria desaprovando o posicionamento do parlamentar. "Vendeste teu prestígio político pra virar cabo eleitoral bolsonarista? Que tragédia", disse um usuário do site. "Daniel, o apoio do governo federal foi decisivo na minha retirada de voto para ela (Patrícia). E receio que não podemos mais falar em mudança quando um candidato - já na campanha - estabelece vínculos com alguém que vem, inclusive, enfraquecendo nossas instituições de combate ao crime", frisou outra seguidora do deputado.

No Instagram da delegada, contudo, muitos dos seus seguidores se mostraram satisfeitos com a aliança. "O apoio do nosso Presidente à Patrícia vai entrar para a história da mudança política de Pernambuco. Essa escolha de Bolsonaro não foi à toa, e sim pela história de seriedade e compromisso dela de fazer 'algo muito mais' pela cidade com o link (ligação) do governo federal", detalhou uma seguidora da candidata.

PATRÍCIA

Na noite de sábado, a Delegada Patrícia celebrou o apoio do presidente e afirmou que, em breve, divulgará "projetos em comum" com Bolsonaro que "vão mudar a vida das pessoas para melhor". "Os interesses do povo do Recife têm que estar acima de qualquer picuinha do PT e PSB com o presidente Bolsonaro", disse a candidata, por nota.

.
Eleições 2020 - FOTO:.

Comentários

Últimas notícias