Eleições 2020

Na reta final da disputa no Recife, veja evolução dos números de João Campos e Marília Arraes no Ibope e Datafolha

Confira o que apontam as últimas pesquisas do Ibope e Datafolha para o segundo turno das eleições majoritárias do Recife

Gabriela Carvalho
Cadastrado por
Gabriela Carvalho
Publicado em 27/11/2020 às 12:59 | Atualizado em 28/11/2020 às 20:01
Montagem sobre foto/Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para segundo turno no Recife entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) - FOTO: Montagem sobre foto/Arnaldo Carvalho/JC Imagem

Após meses de campanha, guias eleitorais e debates entre os candidatos Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB), os recifenses voltam às urnas, no próximo domingo (29), para eleger o novo prefeito da cidade. Ao longo da corrida eleitoral, o instituto Ibope, contratado pelo Jornal do Commercio e Rede Globo, lançou pesquisas de intenção de voto distribuídas em sete rodadas, sendo três feitas no segundo turno. Na véspera da eleição, neste sábado (28), o Ibope/JC/Rede Globo divulgou a terceira e última rodada de pesquisa de intenção.

Instituto Datafolha, contratado pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, divulgou sua última rodada de pesquisas durante o segundo turno também neste sábado (28) O Datafolha, anteriormente, divulgou duas pesquisas nos dias 19 e 26 de novembro.

Para que o leitor acompanhe a evolução dos números nos levantamentos dos dois principais institutos do Brasil, o JC fez um resumo de todos que foram divulgadas no segundo turno das eleições no Recife até agora. Confira o que apontam as últimas pesquisas do Ibope e Datafolha para o segundo turno das eleições.

Ibope/JC/Rede Globo - Primeira rodada

Na primeira rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo do segundo turno, divulgada em 18 de novembro, a candidata Marília Arraes aparecia liderando numericamente as intenções de voto da disputa eleitoral. A petista apareceu à frente do seu adversário João Campos, com 45% das intenções de voto. O candidato socialista, por sua vez, teve 39%. Levando-se em consideração a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, os postulantes estavam tecnicamente empatados no limite da margem de erro.

A primeira rodada foi realizada de forma presencial entre os dias 16 e 18 de novembro de 2020. Foram entrevistados 1.001 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com o nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco sob o protocolo Nº PE 06514/2020.

Na primeira pesquisa, os votos brancos e nulos somavam 15%. Aqueles que não sabiam ou não responderam, 1%. Levando-se em conta apenas os votos válidos, a pesquisa Ibope/JC/Rede Globo também apontou Marília numericamente à frente. Sem contar com os votos brancos, nulos e os indecisos, a candidata petista tinha 53%. João Campos, 47%.

No cenário de votação espontânea, sem apresentação dos nomes dos candidatos, Marília Arraes continuou numericamente à frente, desta vez, com 41% das intenções de voto espontâneas. O candidato socialista teve 37%.

Artes JC
Primeira pesquisa do segundo turno para a prefeitura do Recife - Artes JC
 

Ibope/JC/Rede Globo - Segunda rodada

Na segunda rodada de pesquisa do Ibope/JC/Rede Globo do segundo turno, os candidatos permaneceram em um empate técnico mas, diferente da primeira rodada, João apareceu liderando numericamente. Divulgada em 25 de novembro, a segunda pesquisa mostrou que João passou de 39% para 43% das intenções de voto e Marília Arraes foi de 45% para 41%. A diferença entre ambos foi de apenas dois pontos percentuais. 

A pesquisa foi realizada de forma presencial entre os dias 23 e 25 de novembro de 2020. Foram entrevistados 1.001 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com o nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco sob o protocolo Nº PE04600/2020.

Os votos brancos e nulos, assim como na primeira rodada da pesquisa para o segundo turno, continuaram somando 15%. Os votantes que não sabiam ou preferiram não responder totalizaram 2%. Na votação espontânea, quando não é informado o nome dos candidatos, João Campos teve 40%. Marília Arraes, 38%. Brancos e nulos nesse cenário somaram 18%. Não souberam ou não responderam, 4%.

Excluindo-se os votos brancos e nulos, João Campos continuou numericamente à frente, com 51% dos votos válidos. Já a candidata do PT somou 49% dos votos válidos. Na primeira rodada da pesquisa, Marília estava numericamente à frente, com 53% dos votos válidos. João Campos aparecia com 47%.

Artes/SJCC
Intenção de votos na segundo pesquisa do segundo turno no Recife entre João Campos e Marília Arraes - Artes/SJCC

Ibope/JC/Rede Globo - Terceira rodada

Os candidatos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), que disputam a Prefeitura do Recife no segundo turno das eleições municipais, têm percentuais de intenção de votos exatamente iguais, segundo pesquisa Ibope/JC/Rede Globo divulgada na noite deste sábado (28): 50%. Os números referem-se aos votos válidos calculados no levantamento, que correspondem à proporção de votos que o postulante recebeu sobre o total de votos, menos os brancos, nulos e indecisos.

A terceira rodada da pesquisa encomendada pelo Jornal do Commercio e pela Rede Globo ao Ibope foi feita presencialmente entre os dias 27 e 28 de novembro de 2020. Foram entrevistados 1.204 votantes do Recife e a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do estudo é de 95%, o que quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o protocolo Nº PE 02002/2020.

>> Datafolha no Recife, votos válidos: João Campos, 50%; Marília Arraes, 50%

>> Ibope/JC/Rede Globo: João Campos tem 43%, e Marília Arraes tem 41%, acirrando disputa no Recife

>> Marília Arraes diz ser mais preparada e promete mudanças para o Recife

>> João Campos se diz preparado para encarar os desafios do Recife

Artes SJCC
Última pesquisa Ibope/JC/Rede Globo para prefeito do Recife - Artes SJCC

Datafolha

Primeira rodada

Na primeira pesquisa do segundo turno do Datafolha, divulgada em 19 de novembro, a candidata Marília Arraes (PT) aparecia liderando a pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura do Recife, com 41%. João Campos aparecia com 34% das intenções de votos. Com margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, o levantamento foi feito com eleitores da capital entre os dias 17 e 18 de novembro. 

Quando considerados os votos válidos, medida utilizada pela Justiça Eleitoral no momento da apuração, excluindo votos em branco, nulos e indecisos, a distância entre os prefeituráveis mudou. Marília Arraes apareceu com 55% dos votos. Já João Campos, 45%. Para vencer as eleições, o candidato necessita de 50% dos votos válidos mais um voto.

Para esta pesquisa, foram entrevistados 924 eleitores do Recife, entre 17 e 18 de novembro. A chance da pesquisa retratar a realidade, dentro da margem de erro, é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo PE-06761/2020. 

ARTES JC
JC-POL1120_DATAFOLHA+IMPRESSO_Prancheta 1 - ARTES JC

Segunda rodada

Já na segunda rodada, divulgada em 26 de novembro, os candidatos a prefeito do Recife apareceram em um empate técnico. Considerando os votos totais, a petista marcou 43%, enquanto o socialista apareceu com 40% das intenções. Brancos e nulos somavam 13% e 4% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder. Levando em conta os votos válidos, quando são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores indecisos, Marília teve 52% e João, 48%. 

Para esta pesquisa, foram entrevistados 1.036 eleitores do Recife, entre 24 e 25 de novembro. A chance da pesquisa retratar a realidade, dentro da margem de erro, é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo PE-06935/2020.

ARTES JC
JC-POL1127_DATAFOLHA_IMPRESSO_Prancheta 1 - ARTES JC

 

Datafolha - Terceira rodada

Um dia antes do segundo turno das eleições municipais, pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (28) aponta empate no Recife entre os candidatos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), ambos com 50% dos votos válidos (sem contar brancos, nulos e indecisos). O levantamento foi contratado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo.

>> João Campos se diz preparado para encarar os desafios do Recife

>> Marília Arraes diz ser mais preparada e promete mudanças para o Recife

>> Ibope/JC/Rede Globo no Recife, votos válidos: João Campos, 50%; Marília Arraes, 50%

A pesquisa foi realizada de forma presencial, entre os dias 27 e 28 de novembro. Foram entrevistados 1.803 eleitores do Recife. A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade. A pesquisa está registrada no TRE-PE com o número 08731/2020.

Artes/SJCC
Números da última pesquisa Datafolha para prefeito do Recife - Artes/SJCC

Em relação aos levantamentos anteriores do Datafolha, divulgados em 19 de novembro e em 26 de novembro João subiu de 45% para 48% e, agora, tem 50%. Por outro lado, Marília tinha 55%, desceu para 52% e, agora desceu mais uma vez, para 50%.

Comentários

Últimas notícias