IMPACTOS DA COVID-19

Novo ministro do Turismo diz que Paulo Câmara gravou vídeo afirmando que Pernambuco não terá novo lockdown

Empossado nesta quinta-feira (17) como ministro do Turismo, o pernambucano Gilson Machado Neto afirmou que fez um apelo ao governador para evitar o bloqueio total no Estado

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 17/12/2020 às 12:43
ISAC NÓBREGA/PR
MINISTRO Gilson Machado seria o nome do presidente Jair Bolsonaro - FOTO: ISAC NÓBREGA/PR
Leitura:

Empossado nesta quinta-feira (17) como ministro do Turismo, o pernambucano Gilson Machado Neto afirmou que o governador Paulo Câmara (PSB) garantiu que não haverá um novo lockdown em Pernambuco por causa da pandemia do novo coronavírus. A declaração do socialista teria sido feita em um vídeo gravado ao lado do novo chefe da pasta de Turismo do governo Bolsonaro.

“Fiz um apelo ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Ele gravou um vídeo comigo dizendo que não vai haver lockdown em Pernambuco. O nosso trade não aguenta mais, o empresário do turismo, que gera emprego e renda, tem mais medo do decreto do que da própria doença”, afirmou Gilson Machado Neto, durante a cerimônia de posse como ministro, em substituição a Marcelo Álvaro Antônio, demitido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), após desentendimentos com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.

» Conheça o pernambucano Gilson Machado, novo ministro do turismo que esteve em 'lives' e viagens de Bolsonaro

Durante o discurso, Gilson ainda defendeu que o turismo assuma importância semelhante ao do agronegócio brasileiro. “O turismo pode ter no Brasil a mesma importância que o agronegócio.”

Ele também pediu que autoridades estaduais e municipais não decretem novas restrições de circulação, pois elas afetam o setor de turismo, que, segundo o ministro, não aguentaria um novo lockdown.

Machado Neto também citou a cidade de Armação dos Búzios, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro, que, por determinação da Justiça, terá que fechar as praias, bem como hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem, a partir desta quinta, devido ao aumento do número de casos de covid-19. A entrada de turistas na cidade e a circulação de táxis e veículos de aplicativo também estão proibidas.

Além disso, restaurantes só poderão funcionar com entregas, e apenas o comércio essencial, como mercados, farmácias e lojas de animais, poderá seguir em atividade, ainda assim limitando o acesso de pessoas a 30% da capacidade das lojas.

“Quero tirar o momento para fazer um apelo: temos o exemplo de Búzios hoje que foi fechado sem aviso, se não me engano por uma decisão monocrática [de um juiz] de primeira instância, não foi do prefeito nem do governador. O trade não aguenta uma decretação de um segundo lockdown”, disse.

Na sequência, o novo ministro fez apelo ao governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), presente na cerimônia, para que não haja lockdown no Estado. “Nosso país foi exemplo na América Latina de manutenção de empregos. Faço apelo ao senhor governador: não decrete lockdown. O nosso trade não aguenta mais”, reforçou o ministro, conhecido como Gilson da Sanfona, por costumeiramente aparecer em transmissões ao vivo do presidente Bolsonaro tocando o instrumento.

RECUPERAÇÃO DO SETOR

No evento, Machado voltou a afirmar que o turismo brasileiro voltou a produzir receitas. As companhias aéreas, disse, recuperaram 400% da malha aérea e cerca de 80% das rotas foram reativadas, em relação a dezembro do ano passado, devido ao turismo interno. Segundo ele, já não é possível encontrar acomodação em Recife para janeiro e fevereiro do ano que vem.

O ministro falou também das viagens já feitas no último mês a sete Estados brasileiros, ou muito mais. “O nosso governo não faz as decisões ao pé da Torre Eifell, tomando champanhe e comendo caviar”, afirmou, arrancando aplausos.

Comentários

Últimas notícias