COVID-19

Cotado para o Senado, presidente da Alepe elogia vacinação do Recife, criticada pela oposição

Eriberto Medeiros teve encontro institucional com João Campos nesta sexta-feira (30)

Imagem do autor
Cadastrado por

Paulo Veras

Publicado em 30/04/2021 às 21:35 | Atualizado em 30/04/2021 às 21:40
Notícia
X

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), fez um aceno para o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros (PP), ao cumprir uma agenda institucional ao lado do pepista, um dos nomes ventilados nos bastidores como opção para disputar o Senado pela Frente Popular em 2022. Em contrapartida, João recebeu afagos de Eriberto ao processo de vacinação no Recife um dia depois de o líder da oposição na Alepe, Antônio Coelho (DEM), disser que suspeita que o Recife esteja sendo favorecido no processo de distribuição de doses de vacinas contra a covid-19 pela Secretaria Estadual de Saúde.

"Cuidar do Recife, nesse contexto de adversidade, exige muito diálogo entre as instituições, para construir soluções eficazes. O prefeito João Campos vem desempenhando seu papel com muita responsabilidade, buscando avanços e conquistas para a nossa capital. A Assembleia Legislativa está pronta para contribuir, dando as condições necessárias para enfrentar a covid-19 e possibilitar a retomada econômica", afirmou Eriberto, em nota encaminhada por sua assessoria.

O presidente da Assembleia tem tentado intensificar sua agenda institucional nos últimos dias. Embora não fale abertamente sobre a disputa eleitoral do próximo ano, ele tem sido apontado dentro do partido como uma das opções para disputar a vaga do Senado pela Frente Popular. Pesa nesse cálculo o fato de Eriberto ter uma imagem mais conciliadora do que a do presidente estadual do PP, o deputado federal Eduardo da Fonte.

Movimento

Oficialmente, esta é a primeira visita institucional de João a Eriberto. O gesto sinaliza uma aproximação maior entre o presidente da Alepe e o PSB, já que o prefeito da Capital é um ator político importante dentro do próprio partido. João também mantém uma boa relação com o vereador Eriberto Rafael (PP), filho do presidente da Assembleia, que já foi líder do governo Geraldo Julio (PSB) na Câmara Municipal e atualmente ocupa o posto de 1º Secretário da Casa.

Outro ponto importante na costura é que a insatisfação do PP com o PSB ocorreu muito mais no nível estadual, com a composição de cargos na gestão do governador Paulo Câmara (PSB), do que na formação da equipe do prefeito recifense.

Em 2018, os pepistas tentaram emplacar o nome da vereadora Michele Collins (PP) como suplente do senador Jarbas Vasconcelos (MDB), no palanque de Paulo. Mas o movimento acabou sendo contido pelo MDB. Quatro anos antes, a própria Michele foi apontada pelo PP como pré-candidata ao Governo do Estado, mas a sigla acabou chegando a um entendimento para seguir apoiando o PSB, até então liderado pelo ex-governador Eduardo Campos, pai de João.

Tags

Autor