CPI no Recife

Oposição na Câmara do Recife decide esperar queda dos números da pandemia para protocolar pedido de CPI da Covid

Por meio de nota, grupo diz que não deixará de protocolar pedido de abertura da CPI, mas por enquanto vai focar na vacinação da população do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 07/06/2021 às 7:33 | Atualizado em 07/06/2021 às 7:39
Notícia
X

O grupo de oposição à direita da Câmara Municipal do Recife se reuniu na última sexta-feira (4) para tratar sobre o pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid na Casa. Na ocasião, os vereadores decidiram esperar a diminuição dos números da pandemia na capital pernambucana para apresentar o requerimento e, por enquanto, focar na vacinação da população recifense.

"A decisão foi unânime, todos os vereadores presentes entendem que estamos em um momento crítico, as taxas estão em crescente e que hoje, nossas forças devem ser concentradas para imunização da nossa população. Após este momento mais crítico da pandemia, vamos iniciar o processo para instalação, no plenário da Câmara Municipal", afirmou o líder da oposição, Renato Antunes (PSC). 

Além do líder, participaram da reunião na sexta (4) os vereadores Tadeu Calheiros (Podemos), Alcides Cardoso (DEM), Fred Ferreira (PSC) e Felipe Alecrim (PSC). Também integra o grupo o vereador Júnior Tércio (PSC), que não estava presente na reunião.

De acordo com o Boletim Epidemiológico do último domingo (6), o Recife confirmou 354 novos casos de covid-19 e oito óbitos ocasionados pela doença. A capital pernambucana acumula 125.081 casos confirmados e 4.346 mortes desde o início da pandemia. Recife é um dos municípios que enfrentam restrições nas atividades sociais e econômicas nos finais de semana até o próximo dia 13 de junho. 

Segundo o Vacinômetro da Prefeitura do Recife, já foram aplicadas 715.840 doses das vacinas contra a covid-19 no município. Um total de 482.184 receberam o imunizante, sendo 248.528 com a 1ª dose e 233.656 com a 2ª dose. 

Assinaturas

Renato Antunes (PSC), já havia afirmado que o grupo planeja entrar com o pedido mesmo sem as 13 assinaturas mínimas necessárias. A ideia é que o requerimento seja avaliado diretamente pelo plenário, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara do Recife, para os casos de falta de apoio suficiente.

Produzido por um grupo de advogados, a peça do pedido já está pronta. Os fatos concretos - principal requisito para abertura de uma CPI - são o contrato para a compra dos respiradores alvo da Operação Apneia e as denúncias de estoque excessivo de insumos para o combate à pandemia no Recife.

Por meio de nota, o bloco oposicionista afirmou que vai buscar o apoio dos vereadores do PSB, partido do prefeito João Campos (PSB). A bancada de governo possui 28 parlamentares, sendo 12 do PSB. Há ainda o grupo de oposição à esquerda, composto por três vereadores do PT e dois do Psol. O único que já se comprometeu a assinar o pedido até o momento foi Ivan Moraes (Psol). 

"Não há mais como a Câmara do Recife ficar distante desta investigação. Precisamos assumir nossa responsabilidade na fiscalização dos gastos do Executivo. É fato, a CPI do COVID-19 no Recife vai ser protocolada e vamos dialogar com todos os vereadores da Casa, em busca das assinaturas necessárias. Entretanto, vamos aguardar o arrefecimento da pandemia, e focar no processo de imunização da população", diz nota do grupo. 

Além de Renato, participaram da reunião na sexta (4) os vereadores Tadeu Calheiros (Podemos), Alcides Cardoso (DEM), Fred Ferreira (PSC) e Felipe Alecrim (PSC). Também integra o grupo o vereador Júnior Tércio (PSC), que não estava presente na reunião. 

Tags

Autor