Executivo estadual

'Tendência principal é do lançamento de um nome', diz presidente do PSOL sobre as eleições de 2022 em Pernambuco

O dirigente partidário também disse estar animado com a possibilidade da agremiação eleger os seus primeiros deputados federais pernambucanos, sobretudo mediante as negociações para a entrada do deputado Túlio Gadêlha no partido

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 15/07/2021 às 13:11 | Atualizado em 15/07/2021 às 14:58
X

O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, que estará no Recife nesta sexta-feira (16) para acompanhar os trabalhos da sigla no Estado e o seu processo congressual, afirmou nesta quinta (15) que há uma "tendência forte" em Pernambuco para o lançamento de uma candidatura ao Palácio do Campo das Princesas em 2022. O dirigente partidário também disse estar animado com a possibilidade da agremiação eleger os seus primeiros deputados federais pernambucanos, sobretudo mediante as negociações para a entrada do deputado Túlio Gadêlha, atualmente filiado ao PDT, no partido.

De acordo com Medeiros, ainda é cedo para falar nos nomes que poderiam representar o PSOL nas urnas em 2022 como candidatos a governador, muito embora existam comentários de bastidores que apontem a vereadora Dani Portela como a preferida na sigla para o posto. "Para o Governo do Estado, a tendência principal é do lançamento de um nome. Mas como eu estou no meio de um processo congressual, os nossos filiados vão começar a se manifestar agora, ainda é preciso ver o que vai ser definido", comentou.

Sempre lembrada por psolistas para a disputa, Dani Portela foi a terceira candidata a governadora mais votada nas eleições de 2018, ficando atrás apenas do governador Paulo Câmara (PSB), que venceu no primeiro turno, e do ex-senador Armando Monteiro (PSDB). No pleito de 2020, disputando uma vaga na Câmara de Vereadores do Recife, Dani foi a candidata mais votada da capital, recebendo mais de 14 mil votos.

>> Bolsonaro relaciona facada na campanha de 2018 ao PT e ao PSOL, sem provas, ao ser internado

>> PSOL pede à PGR investigação sobre suposta 'rachadinha' de Bolsonaro

>> Os caminhos que levaram Dani Portela (PSOL) a tornar-se a vereadora mais votada do Recife

>> 'Mostramos que é possível fazer política com afeto', diz Dani Portela

>> 'Será muito bem recebido pelo Psol', diz Guilherme Boulos sobre possibilidade de Túlio Gadêlha sair do PDT

>> Para presidente do PSOL, tentativa de Bolsonaro de ligar partidos de esquerda à facada é 'desespero' por denúncias de corrupção

Durante a entrevista, Juliano Medeiros também frisou que Pernambuco mostra-se, hoje, como um dos principais diretórios do partido no Brasil, tendo crescido significativamente nos últimos anos tanto no interior quanto na capital. A expectativa da nacional, diz o presidente, é que a legenda cresça ainda mais em 2022.

"No ano passado houve uma aliança importante com a Marília Arraes (PT), em que o meu amigo João Arnaldo (que foi candidato a vice na chapa da petista) desempenhou um papel muito importante. Pernambuco é um dos estados mais importantes para o PSOl em todo o País. Há um expectativa grande de nossa parte para que o partido possa ampliar a sua bancada na Assembleia Legislativa, não só reelegendo as companheiras das Juntas, mas também ampliando a bancada com outros nomes, com os nossos primeiros mandatos de deputado federal. Nesse caso, há excelentes nomes colocados e pensamos na possibilidade de receber companheiros de outros partidos, como o deputado Túlio Gadêlha, com quem eu tenho conversado com ele de forma recorrente. Há a chance de ele vir para o PSOL e essa possibilidade nos deixa muito contentes, nos entusiasma muito", observou Medeiros.

Tags

Autor