Eleições 2022

Após visita de Lula a socialistas, Mendonça diz que é preciso 'acabar com essa história de PT e PSB reinarem em Pernambuco'

Ex-presidente da República iniciou em Pernambuco um giro que está realizando por vários estados do Nordeste

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 16/08/2021 às 17:34 | Atualizado em 16/08/2021 às 17:34
Notícia
X

Após o governador Paulo Câmara (PSB) e outras lideranças socialistas receberem, no último domingo (16), o ex-presidente Lula (PT) para um jantar no Palácio do Campo das Princesas, o ex-governador e ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) usou as suas redes sociais para afirmar que o PT e o PSB são "a mesma coisa" e que chegou a hora do eleitor pernambucano promover uma mudança no Estado. O democrata, contudo, não se colocou como um possível agente para realizar esta mudança nem especificou que outro político local poderia protagonizar esse processo de transformação.

"Pessoal, eu dizia na campanha que PT e PSB eram a mesma coisa. Tá aí a prova do que eu dizia: PT e PSB juntos e misturados no Palácio do Governo. Com Paulo Câmara, João Campos e Lula, minha gente, numa aliança que dura 20 anos no Recife e 16 anos em Pernambuco. A gente tem que acabar com essa história de PT e PSB reinarem em Pernambuco. Depende de você. Vamos mudar a política de Pernambuco?", declarou Mendonça, em vídeo publicado no Instagram.

>> Paulo Câmara diz a Lula que Brasil precisa de frente ampla de esquerda em 2022

>> Antes de jantar com Lula, João Campos reafirma defesa de candidatura própria do PSB

>> De jatinho, ex-presidente Lula chega ao Recife e dá pontapé inicial em giro pelo Nordeste

>> Eleições 2022: Mendonça Filho defende Priscila Krause na majoritária da oposição em Pernambuco

>> Em Pernambuco, grupo de oposição ainda não tem estratégia para enfrentar o PSB nas urnas em 2022

Em 2020, Mendonça concorreu à Prefeitura do Recife ao lado da deputada estadual Priscila Krause (DEM), mas acabou ficando em terceiro lugar. O segundo turno foi disputado por João Campos e Marília Arraes (PT), e os ataques que os socialistas fizeram ao PT naquela ocasião culminaram com o desembarque dos petistas da Frente Popular entre o final do ano passado e o início deste. De olho em 2022, porém, ambas as legendas ensaiam uma reconciliação.

Em recentes entrevistas concedidas ao JC, Mendonça cravou que vai buscar uma vaga na Câmara Federal nas próximas eleições, mas tem defendido que o DEM assuma um papel de protagonismo na disputa pelo Executivo estadual. Na semana passada, ele disse que via com bons olhos a presença de Priscila na majoritária da frente de oposição pernambucana.

Hoje há três pré-candidatos ao governo no grupo de oposição do qual o DEM faz parte no Estado: os prefeitos de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL); de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB); e de Petrolina, Miguel Coelho (DEM). Resta saber se Mendonça vai apoiar um desses três nomes no pleito do ano que vem ou se vai lançar um nome do próprio partido às urnas.

Tags

Autor