Acompanhe em tempo real a visita do presidente Jair Bolsonaro a Pernambuco
Ele chegou ao Estado nesta sexta-feira (3) e fica até este sábado (4)
Atualizada às 21h57
Após a incursão do ex-presidente Lula (PT) pelo Nordeste, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarcou em dois estados da região no mesmo dia. Ele esteve na Bahia durante a manhã desta sexta-feira (3) e agora cumpre agenda no Estado até este sábado (4).
- 'Abraço hétero' e vaias: relembre o último encontro de Bolsonaro e Paulo Câmara em Pernambuco; eles estarão juntos no Recife, nesta sexta (3)
- O que será discutido na reunião dos empresários com Bolsonaro em Pernambuco? Veja o que se sabe até agora
- Veja o que diz a SDS sobre o esquema de segurança para a visita de Bolsonaro a Pernambuco
- Bolsonaro diz que 'passaporte covid' é um 'crime'
- Bolsonaro vai de motociata a encontro com empresário em dois dias em Pernambuco
Bolsonaro aterrissou em terras baianas às 8h35. Assim que chegou, sem usar máscara para conter a proliferação da covid-19, ele foi logo ao encontro de apoiadores que o esperavam no aeroporto. Depois, seguiu de helicóptero das Forças Armadas para Tanhaçu, chegando cerca de 1 hora depois. Lá, outro grupo de pessoas o aguardava.
Ele visitou obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em Tanhaçu, participando da cerimônia que formaliza o contrato de concessão de um trecho da via. A partir desta sexta, a Bahia Mineração (Bamin) assume oficialmente a concessão do trecho de 537 km entre Ilhéus e Caetité da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol I). Além de Bolsonaro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o ministro da Cidadania, João Roma, também estarão presentes.
Pela manhã, Bolsonaro apareceu em um vídeo gravado ao lado do deputado estadual Pastor Eurico (Patriota) e do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. "Olá Pernambuco, estamos chegando aí. E amanhã, passeio de moto. Valeu!", diz o presidente.
Em Pernambuco
Após o evento, o chefe do Poder Executivo nacional deixou a Bahia em direção a Pernambuco. O avião presidencial pousou na Base Aérea do Recife, no bairro do Jordão, Zona Sul da cidade, por volta das 14h40.
No local, apoiadores e aliados o recepcionaram. Estavam presentes os deputados estaduais Alberto Feitosa (PSC), Clarissa Tércio (PSC) e Romero Sales Filho (PTB), o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB); e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
De lá, Bolsonaro seguiu para seu primeiro compromisso com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Eles chegaram ao 7º Depósito de Suprimentos do Exército, no Cabanga, às 15h17, para a inauguração das novas instalações da Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã. Algumas dezenas de apoiadores aguardavam o presidente no local, mas ele não parou para cumprimentá-los. Muitos estavam sem máscaras.
Por volta das 16h30, Bolsonaro chegou ao Mar Hotel, em Boa Viagem, para um encontro com empresários. O presidente estava acompanhado de Gilson Machado e Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal. A deputada estadual Clarissa Tércio (PSC) e o vereador Júnior Tércio (Podemos) também acompanhavam o chefe do Executivo federal. O militar da reserva chegou em carro aberto, cumprimentando os apoiadores sob forte esquema de segurança. No local, seus eleitores gritavam "mito, mito" e "nossa bandeira jamais será vermelha".
O líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), afirmou que o presidente vai anunciar a concessão da BR-232 no Estado, incluindo as obras do Arco Metropolitano. O presidente recebeu das mãos de representantes da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) e da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) uma carta que solicitava do chefe do Executivo federal atenção em diversas frentes para auxiliar na dinamização da economia local.
Durante a noite, o presidente participou da cerimônia de passagem de cargo do novo comandante Militar do Nordeste, do general Marco Antônio Freire Gomes para o general Richard Fernandez Nunes. O evento aconteceu na sede do Comando Militar do Nordeste, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. No palco, ao lado do governador de Pernambuco (PSB) e de outras autoridades, o presidente não discursou.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, publicou, em suas redes sociais, um vídeo dentro avião presidencial ao lado de Jair Bolsonaro, de outras autoridades e do pastor Silas Malafaia, que confirmou presença na motociata a ser realizada no Agreste do Estado, neste sábado (4).
Esta matéria será atualizada ao longo do dia com as movimentações do presidente.