Eleições 2022

Assunto encerrado, diz Geraldo Julio sobre a possibilidade de disputar o Governo do Estado

O posicionamento do ex-prefeito vem em resposta a entrevista do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, afirmando que Geraldo é um dos nomes mais fortes do partido para disputar o Governo em 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 16/09/2021 às 17:31
Notícia
X

O ex-prefeito do Recife e secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, afirmou que sua possível candidatura à sucessão do governador Paulo Câmara (PSB) é um “assunto encerrado”. O socialista se pronunciou, por meio de nota, em resposta às declarações do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, em entrevista à Rádio Jornal nessa quarta-feira (15), apontando o ex-gestor como um nome forte dentro do partido para disputar as eleições de 2022.

“Gostaria de esclarecer que desde o mês de abril comuniquei oficialmente ao Governador e declarei à imprensa a minha decisão de não ser candidato a Governador nas eleições de 2022. Essa decisão já foi reafirmada por mim em vários veículos de comunicação. Comuniquei oficialmente ao Presidente Estadual do PSB, Sileno Guedes, também em abril, cinco meses atrás. Esse é um assunto encerrado”, disse Geraldo Julio ao JC, nesta quinta-feira (16).

Durante a entrevista, Sileno Guedes explicou que o partido tem se organizado internamente com foco em fortalecer suas bancadas, mas que a discussão sobre quem será o candidato só será debatida em 2022. "Costumamos dizer dentro do PSB que o ano que não tem eleição, nós tiramos para organizar o partido, conversar com a militância. Nós temos o maior número de prefeitos em Pernambuco, filiados ao PSB. Então, estamos andando muito e conversando com os companheiros", afirmou.

Apesar de enfatizar que o PSB vem apresentando bons quadros, seja de perfil técnico ou político, Sileno reforçou que o ex-prefeito do Recife, Geraldo Julio, é o nome mais forte da sigla com condições de promover unidade em prol da sucessão do governador Paulo Câmara.

Até mesmo com a negativa do atual secretário de Desenvolvimento Econômico, de que não será candidato ao governo, Guedes destacou que ele é um "homem de partido" e que deverá seguir o que for determinado "no momento adequado". "O ex-prefeito Geraldo Julio tem uma característica muito peculiar, ele é focado no que está fazendo no momento. Ele está cuidando de ser secretário e auxiliar do governador Paulo Câmara", declarou.

ESTRATÉGIA

O ex-prefeito do Recife tem sido categórico ao afirmar que não será candidato ao Governo do Estado. Além desse posicionamento, o auxíliar também não tem sido visto em agendas do governador Paulo Câmara pelo interior do Estado, muito menos nos anúncios do Plano de Convivência com a Covid-19. Sem estar no foco das atenção no ano pré-eleitoral, outros nomes começam a surgirem como alternativa para o PSB. 

Socialista já afirmaram que não passa despercebido pelo governador a atuação da secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, por exemplo. Isso porque em todos os eventos, segundo uma fonte em reserva, os elogios à atuação dela à frente da pasta, estão vindo de forma espontânea. “É claro que o governador Paulo Câmara faz essa observação, mesmo que não se discuta agora nenhuma outra alternativa a Geraldo Julio”, destacou. 

 Por outro lado, a negativa reiterada do ex-prefeito do Recife é avaliada como estratégia política. "Eu acho que o candidato natural a governador é Geraldo Julio. É claro que, como estratégia, as pessoas não vão dizer que o candidato é Geraldo, Geraldo não vai se posicionar como candidato, mas eu acho que o grande nome que o PSB e a Frente Popular têm é Geraldo Julio. E quando Geraldo diz que não é candidato, é porque ele não é candidato neste momento. Pode ser mais na frente", disse o diretor- presidente da Copergás, André Campos. 

 

 


Tags

Autor