Acidente aéreo

Governo Bolsonaro e políticos lamentam a morte da cantora Marília Mendonça em acidente aéreo

A Secretaria Especial de Cultura emitiu uma nota lamentando a morte da cantora sertaneja, afirmando que ela "jamais será esquecida"

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 05/11/2021 às 18:40 | Atualizado em 05/11/2021 às 19:41
Notícia
X

O governo federal e diversos políticos usaram as redes sociais para lamentar a trágica morte da cantora sertaneja Marília Mendonça, 26 anos, vítima de um acidente aéreo ocorrido no município de Piedade de Caratinga, no interior de Minas Gerais, na tarde desta terça-feira (5). O ministro das Comunicações, Fábio Farias, afirmou que o país inteiro está de luto neste momento. "Não dá pra acreditar. Tão jovem, talentosa e cheia de vida. Marília Mendonça é um fenômeno e será eterna", disse Farias.

A Secretaria Especial de Cultura divulgou uma nota, referindo-se a Marília como "cantora do mundo" e que ela jamais será esquecida. "Marília Mendonça deixa um legado para a música regional brasileira e cultura do Brasil. Certamente não será esquecida. Nossos sentimentos aos familiares e amigos. Descanse em paz, 'cantora do mundo' #EquipeSecult", diz a nota publicada nas redes sociais", declarou a pasta.

 

 

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), disse que a perda de Marília representa o sentimento de quem perdeu alguém muito próximo, já que a artista sempre se fez representar na vida dos brasileiros através de suas músicas. "O país inteiro recebe em choque a notícia do passamento da jovem cantora sertaneja Marília Mendonça, uma das maiores artistas de sua geração, que com sua voz única, seu carisma e sua música conquistou o carinho e a admiração de todos nós."

 

 

O presidenciável e ex-ministro Ciro Gomes (PDT), também veio a publico lamentar a morte da artista, que iria se apresentar hoje, e estava acompanhada do seu assessor e do seu produtor, que também morreram no acidente. Além deles, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, confirmou a morte do piloto e co-piloto do bimotor. 

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), lembrou da "voz e presença de alegria e simpatia" da artista. "A rainha da sofrência, Marília Mendonça, sempre foi uma voz e presença de alegria e simpatia. Isso vai ficar sempre no coração e nas memórias de todos nós, fãs dela - como eu. Meus sentimentos aos familiares dela e de todas as vítimas deste trágico acidente", disse Lira. 

 

O governador do Rio Grande do Sul e pré-candidato a presidente, Eduardo Leite (PSDB), pediu orações para os familiares da artista, que deixa um filho de apenas 1 ano. "A perda precoce de um jovem talento como Marília Mendonça choca e entristece todo um país. Nosso abraço e oração para que Deus dê força aos familiares e amigos e conforte os seus corações, assim como dos que sofrem com a perda dos outros passageiros que a acompanhavam.", publicou o gestor. 

 

 

Políticos pernambucanos também foram as redes sociais prestar solidariedade aos familiares, amigos e fãs de Marília Mendonça. O prefeito do Recife, João Campos (PSB), que participa da COP-26, na Escócia, prestou solidariedade, afirmando que sabe como é sentir a dor deste momento, em referência ao pai, o ex-governador Eduardo Campos, vítima de uma acidente aéreo em 2014, durante a campanha presidencial. 

"Sei bem a dor desse momento. Não há palavra pra confortar nem descrever. Eu sempre fui fã de Marília Mendonça. Que sua história permaneça viva e Deus conforte a sua família e das outras vítimas. Só com fé e esperança é possível atravessar", afirmou Campos. 

 

A deputada federal Marília Arraes (PT) publicou uma foto das duas, em uma apresentação da cantora. "Que Deus conforte a família e receba Marília e todos os que se foram em Sua Casa e que Maria, Mãe de todos nós, cubra o pequeno Léo com seu manto, agora e ao longo de toda sua vida", publicou a parlamentar. 

 

O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) destacou que Marília era muito inteligente, carismática "e cantora de insuperável talento". "A morte de Marília Mendonça cobre de luto e de tristeza todo o Brasil e seus milhões de fãs, entre os quais me incluo, que aprenderam a admirar o seu vibrante e meteórico trabalho como artista", disse o socialista.

 

 

O deputado federal Túlio Gadelha (PDT), afirmou que Marília Mendonça era uma mulher "guerreira e sonhadora", e que recebeu a notícia com pesar. "Um talento da música sertaneja. Uma mulher linda, vivida, guerreira e sonhadora. Um acidente de avião em Minas Gerais levou outros cinco passageiros que tb faleceram. Um fenômeno, a musa do feminejo, nos deixa de forma prematura e trágica. Meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e fãs. #luto", publicou. 

 

 

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), enviou uma nota de pesar referente ao falecimento da cantora goiana, relembrando a participação de Marília Mendonça no tradicional São João da cidade, antes da pandemia da covid-19. "O pátio lotou, na noite dos namorados, e cantou, em uma única voz, todos os seus sucessos. Em 2020, a gente não pôde ter esse momento repetido por conta da Covid-19. E, agora, ficará na lembrança de todos nós aquela noite memorável de junho, onde o amor e a energia única de Marília nos deixaram tomados de emoção. É uma grande perda para a cultura brasileira, para o São João de Caruaru, mas, principalmente, para a família e amigos, a quem eu mando o meu mais respeitoso pesar, neste momento de profunda dor.", disse a prefeita.

Quem também relembrou a relação da cantora com o São João, foi o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB). Segundo gestor, a festividade será a mesma sem a voz e a alegria da sertaneja. “É difícil expressar em palavras o que se passa em nosso coração diante de uma tragédia como a de hoje. Marília Mendonça era mais que uma cantora. Marília era a música que unia os amigos em uma só voz nos finais de semana; era as palavras que faziam a gente se identificar em cada letra por ela cantada; era a voz de uma geração, que nos fazia refletir, sorrir e ter vontade de cantar, independentemente da "sofrência" que a gente sentisse. A perda para a nossa música é gigante, e para os seus amigos e familiares, ela é imensurável", disse Miguel. 

"A música brasileira e, de forma especial, o nosso São João de Petrolina não será o mesmo sem a sua voz, Marília, sem o seu sorriso e a sua alegria, mas a gente tem certeza de que toda vez que aquele pátio estiver lotado, você estará aí de cima cantando junto da gente. Continue a brilhar como a estrela que você sempre foi.”, completou. 

 

Tags

Autor