Morre a cantora Marília Mendonça, após queda de avião em Minas Gerais
Acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira (5). Além de Marília, outras quatro pessoas morreram
Atualizada à 0h de 06.11.21
Dona de grande sucessos da música sertaneja, a cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu em um acidente aéreo ocorrido no distrito de Piedade de Caratinga, no município de Caratinga, interior de Minas Gerais, na tarde desta sexta-feira (5). Também morreram o piloto, o copiloto, que não tiveram os nomes divulgados, e o produtor Henrique Ribeiro e o assessor Abicieli Silveira Dias Filho (tio da cantora).
- Análise: Marília Mendonça reinventou a sofrência para os nossos tempos
- Velório de Marília Mendonça vai ser no ginásio Goiânia Arena, diz governador de Goiás
"Nesta nesta sexta (5), ocorreu a queda de uma aeronave de pequeno porte, modelo Beech Aircraft, na zona rural de Piedade de Caratinga. O CBMMG confirma que a aeronave transportava a cantora Marília Mendonça e que ela está entre as vítimas fatais", informou o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
- Vídeo: Relembre a primeira aparição de Marília Mendonça no Recife
- Marília Mendonça: Último vídeo da cantora no Instagram mostra ela na janela do avião, que cairia pouco depois
- Veja o que se sabe sobre avião que transportava cantora Marília Mendonça
Embora a assessoria da cantora tenha confirmado que ela havia sido resgatada juntamente com um assessor, o piloto e o copiloto, o Corpo de Bombeiros foi cauteloso e divulgou os óbitos ao longo da tarde, confirmando a tragédia em torno das 17h30.
Após a corporação confirmar a morte, a assessoria da cantora divulgou nota informando a morte de todos que estavam na aeronave. "Com imenso pesar, confirmamos a morte da cantora Marília Mendonça, seu produtor Henrique Ribeiro, seu tio e assessor Abicieli Silveira Dias Filho, do piloto e copiloto do avião, os quais iremos preservar os nomes neste momento. O avião decolou de Goiânia com destino a Caratinga/MG, onde Marília teria uma apresentação esta noite. De momento, são estas as informações que temos", disse texto.
- Famosos e fãs lamentam morte da cantora Marília Mendonça em acidente de avião
- Cenipa abrirá investigação para apurar as causas da queda do avião que matou a cantora Marília Mendonça
- Marília Mendonça fez história na música sertaneja; relembre a sua trajetória
Ver essa foto no Instagram
O acidente ocorreu na BR 474, próximo à Pousada Rodrigo Godinho, na Zona Rural de Piedade de Caratinga. O socorro foi pedido por volta de 15h30. A cantora estava indo para um show em Caratinga, município vizinho. Antes de embarcar, fez um vídeo em que aparece entrando no avião e publicou nas redes.
A aeronave era um bimotor Beech Aircraft, da PEC Táxi Aéreo, de Goiás, prefixo PT-ONJ, com capacidade para seis passageiros. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que documentação estava em dia e que ela tinha permissão para fazer táxi aéreo.
O acidente vai ser investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig) informou que o avião atingiu um cabo de uma torre de distribuição da companhia antes de cair.
Velório em Goiás
O velório da cantora vai acontecer no ginásio Goiânia Arena, em Goiás, neste sábado (6). A informação foi confirmada pelo governador do estado, Ronaldo Caiado. A expectativa é de que mais de cem mil pessoas passem pelo local para a despedida.
"Família de Marília Mendonça confirmou velório no Goiânia Arena, amanhã, por volta de 8h. Goianos vão poder prestar linda homenagem. Peço calma e respeito à sinalização para que todos possam dar o seu adeus", disse Caiado.
O enterro está previsto para as 17h30, no Cemitério Parque Memorial de Goiânia. O governo de Goiás decretou luto oficial de três dias em razão da morte de Marília.
Carreira meteórica
Marília Mendonça deixou um legado para a música sertaneja, sendo o principal nome a catapultar o movimento "feminejo", que inseriu as mulheres no ritmo tradicional do Centro-Oeste do país durante a década de 2010.
Nascida em Cristianópolis (GO), mas criada na capital Goiânia, a cantora teve seu primeiro contato com a música através da igreja e começou a compor quando tinha 12 anos de idade, passando a escrever músicas para vários cantores da música sertaneja.
Ainda menor de idade, Mendonça começou a se destacar como compositora. Aos 12 anos iniciou nas escritas com a canção "Minha Herança". Nesse mesmo período, compôs também "Vai ter Balanga". Mesmo com pouca idade, ela colecionava grandes sucessos como compositora, como "É Com Ela Que Eu Estou" - na voz de Cristiano Araújo, "Até você voltar" e "Cuida Bem Dela" - sucessos de Henrique & Juliano.
- Avião que caiu com Marília Mendonça já se envolveu em polêmica com Carlos Lupi
- Após queda de avião de Marília Mendonça, fãs relembram de acidente de Gabriel Diniz
- Relembre famosos que como Marília Mendonça morreram ou ficaram feridos em em acidentes aéreos
Em 2015, Marília, aos 20 anos de idade, gravou seu primeiro DVD. Quando lançou este trabalho, impressionou o Brasil, pois de lá saíram sucessos que foram destaques nacional, como "Sentimento Louco" e "Infiel", esta última foi uma das músicas mais cantadas e tocadas do ano de 2016.
No ano seguinte, Marília Mendonça lançou seu segundo DVD intitulado de "Realidade". Em 2019, lançou um dos projetos mais inovadores e marcantes da carreira: o DVD "Todos Os Cantos", que tem como singles as músicas "Ciumeira", "Bem Pior Que Eu", "Todo Mundo Vai Sofrer" e "Supera". O projeto contou com shows gratuitos, divulgados de surpresa em várias capitais do Brasil, incluindo o Recife - o show foi realizado na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife.
Antes da pandemia, Marília Mendonça fazia uma média de 25 shows por mês, sendo reconhecida como a "rainha da sofrência". Além de músicas em novelas e coletâneas de sucesso, multidões acompanhavam a cantora nos shows em que se apresentava, tanto nos dela individual, como em eventos como Festeja e Festa das Patroas.