Advocacia

Eleições OAB-PE: Veja chapas que disputam, quem pode votar e como vai ser apuração

A advocacia pernambucana escolhe, no próximo dia 16 de novembro, a nova diretoria e os conselheiros da entidade, no âmbito estadual e nas 25 subseções municipais

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 11/11/2021 às 12:00
Notícia
X

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco está a menos de uma semana da sua eleição para o triênio 2022-2024. A advocacia pernambucana escolhe, no próximo dia 16 de novembro, a nova diretoria e os conselheiros da entidade, no âmbito estadual e nas 25 subseções municipais. 

Para o comando da OAB-PE, há duas chapas na disputa: Fernando Ribeiro Lins (presidente) e Ingrid Zanella (vice), pela chapa Advocacia Mais Unida, e Almir Reis (presidente) e Fernanda Resende (vice), da chapa Renova OAB.

Os membros da chapa Advocacia Mais Unida integram o grupo político que está no comando da OAB há 15 anos. Bruno Baptista é o atual presidente, e foi antecedido por Ronnie Preuss Duarte, Pedro Henrique Reynaldo Alves, Henrique Mariano e Jayme Asfora. Jayme, porém, rompeu com seus antigos aliados. 

Fernando Ribeiro Lins, de 48 anos, é advogado cível e tributário. É o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE). Anteriormente, desempenhou o cargo de secretário geral da Seção Pernambuco na gestão de Ronnie Duarte, entre 2016 e 2018, e de secretário geral adjunto na gestão de Pedro Henrique Reynaldo Alves. 

Ingrid Zanella é a atual vice-presidente da entidade. Ela é advogada especialista em direito aduaneiro e marítimo e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Faculdade Damas. 

Entre as propostas defendidas pela chapa, estão a criação de um mestrado da Escola Superior de Advocacia em parceria com o Cesar School e o Porto Digital e paridade de gênero em todas as comissões da OAB. 

A chapa Renova OAB tem como principal mote a oxigenação dos quadros da entidade. A chapa é encabeçada pelo advogado previdenciário Almir Reis, de 35 anos. Ele, inclusive, já entregou o grupo majoritário da OAB, mas desembarcou em 2019. Tem o apoio de nomes da advocacia pernambucana, como o professor Renato Saraiva.

Fernanda Resende é mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). É fundadora do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Metropolitana e da Faculdade Guararapes. 

Uma das propostas da chapa é redução da anuidade em até 50%. Os candidatos também pretendem lançar um aplicativo de monitoramento do Poder Judiciário para combater a morosidade. 

Debate

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação promoveu nesta quinta-feira (11), às 11h, um debate com os candidatos à presidência da OAB-PE. O debate foi transmitido pela Rádio Jornal e retransmitido para Jornal do Commercio, Portal NE10, Portal UOL e para as redes sociais do SJCC.

As candidatas à vice concedem entrevistas na tarde desta quinta (11) ao programa Balanço de Notícias da TV Jornal, com apresentação de Ciro Bezerra. Ingrid Zanella participa às 16h20 e Fernanda Resende às 17h10.

Votação

De acordo com a OAB-PE, 23.533 advogados estão aptos a votar, ou seja, estão com o registro regular junto à entidade. O voto é eletrônico e obrigatório, mas é possível também justificar a ausência no pleito. Caso não haja comparecimento ou justificativa, é aplicada uma multa de 20% sobre o valor da anuidade. O resultado da eleição com todas as chapas eleitas sai até o final do dia 16.

O advogado pode verificar a regularidade do seu registro por meio do site da OAB-PE, e também local de votação, definido a partir do domicílio de votação que consta no cadastro da Ordem. 

Quem reside em Recife e Olinda, vota no Classic Hall, na Avenida Agamenon Magalhães, no Complexo Salgadinho. O horário de votação vai das 9h às 17h. O local dispõe de 10 mil vagas de estacionamento e, no dia da votação, haverá orientadores nas quatro entradas e 150 funcionários trabalhando na eleição. Já nos outros municípios, o pleito será nas próprias sedes das subseções. 

Veja a lista dos locais de votação

- Afogados da Ingazeira: Rua Padre Luiz Gonzaga de Campos Góes, nº 143, Centro

- Araripina: Rua Cel. Antônio Modesto, nº 85, Centro

- Arcoverde: Rua Allysson Helly Barbosa, nº 52, Centro

- Barreiros: Av. Tancredo Neves, nº 100-A, Centro

- Belo Jardim: Rua do Loureiro, nº 140, Edson Mororó Moura

- Cabo de Santo Agostinho: Rua Dr. Manoel Clementino Cavalcante, nº 12, salas 12, 13 e 14

- Carpina: Rua Joaquim Francisco, 426 – Cajá

- Caruaru: Av. José Florêncio Filho, nº 13, Maurício de Nassau

- Garanhuns: Av. David Jorge Rodrigues, nº 604, Heliópolis

- Goiana: Rua Cleto Campelo, nº 09, Centro

- Ipojuca: Av. Francisco Alves de Souza, nº 140, Centro

- Jaboatão dos Guararapes: Rua Dona Maria de Souza, nº 707, Piedade

– Limoeiro: Rua da Matriz, nº 103-A, Centro

- Palmares: Rua Dr. Olímpio de Souza Cruz, nº 59, São José

- Paulista: Rua Epitácio Caxias, nº 478, Centro

- Pesqueira: Rua Lafaiete de Freitas, nº 80, Centro

- Petrolândia: Rua Manoel Rodrigues de Almeida, nº 59, Quadra CS, Centro

- Petrolina: Av. José de Sá Maniçoba, nº 180, Centro

- Salgueiro: Praça Benjamim Soares, nº 479, Santo Antonio

- Santa Cruz do Capibaribe: Av. Dr. Arnaldo Monteiro, nº 364, Bairro Novo

- Serra Talhada: Rua Joca Magalhães, nº 302, Centro

- Surubim: Rua Euclides José da Silva, nº 137, Ipsep

- Timbaúba: Rua Dr. José Alcebíades, nº 261, Centro

- Vitória de Santo Antão: Av. Henrique de Holanda, s/n, Redenção

- Gravatá: Fórum Desembargador Pedro Ribeiro Malta, situado na Rua Quintino Bocaiuva, s/n, Quinze de Novembro.

Tags

Autor