PANDEMIA

Carnaval 2022: João Campos aponta prazos para tomar decisão sobre festa e critica governo Bolsonaro: "Se abstém do debate"

Prefeito do Recife disse que festa, no ano que vem, ainda pode acontecer, ser cancelada ou ser realizada em outra data

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 04/12/2021 às 10:50 | Atualizado em 04/12/2021 às 10:56
X

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), disse neste sábado (4), em entrevista à CNN Brasil que o caminho para a realização do Carnaval do Recife, em 2022, estava sendo desenhado, mas em virtude de novos fatos relevantes, a exemplo da nova variante Ômicron, voltou-se à incerteza. Pedindo prudência para o momento, o gestor afirmou que o Recife, mesmo diante do cancelamento da festa pública de réveillon, não deve ter impactos econômicos na atração de turistas. Além disso, sobre o Carnaval 2022, o prefeito garantiu viver a expectativa de alguma definição "o quanto antes" e criticou o governo Bolsonaro por se "abster do debate" sobre a realização as medidas em meio à pandemia. 

"Fizemos a primeira reunião técnica, com secretários e secretárias das pastas. A gente vai ter uma segunda reunião técnica esta semana e, em seguida, nós prefeitos devemos nos reunir para buscar uma decisão consensuada. Se definirmos de maneira conjunta uma caminho a seguir, a gente traz uma segurança para o Brasil, de caminho pautado pelo respeito à ciência e de maneira uniforme, tendo em vista que o governo federal mais uma vez se abstém do debate e não coordena as ações que devem ser tomadas no momento de pandemia", criticou. 

Ao citar as reuniões, o prefeito se referia ao grupo de trabalho criado entre as capitais que realizam os maiores carnavais do País, a exemplo de Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte, para que uma decisão da realização da festa seja tomada em conjunto. 

Nessa sexta-feira, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomendou a proibição de festividades de final de ano e do Carnaval nos nove estados da região, por temer o surgimento de uma nova onda da covid-19. Ainda assim, o prefeito disse que nada ainda está definido podendo "existir o Carnaval, ser cancelado ou ser realizado em uma nova data". 

"Não temos prazo estabelecido. Temos um roteiro de reuniões. A primeira já teve. Vai ter uma segunda esta semana. A terceira já deve ser com a presença dos prefeitos, mas a gente não tem prazo. A expectativa é que seja o quanto antes, final deste mês ou início de janeiro para poder tomar uma decisão", afirmou João Campos. 

Na recomendação para não realização das festas, tanto de réveillon quanto Carnaval, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste alertou que "existe uma questão de ordem científica que tem sido repetidamente colocada por especialistas e temida pelos responsáveis pelos programas de vacinação: a maior probabilidade do surgimento de variantes virais nestas áreas com mais baixas taxas de vacinação".

 

Tags

Autor