Carnaval 2022

Prefeitura de Olinda critica exclusão da cidade do comitê criado por João Campos para discutir o Carnaval 2022

"É impensável falar de Carnaval no Brasil, e especialmente o Carnaval de Pernambuco, sem que Olinda participe da discussão", disse a Prefeitura de Olinda em comunicado

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 30/11/2021 às 16:56 | Atualizado em 30/11/2021 às 16:58
Notícia
X

A Prefeitura de Olinda considerou estranho o fato de o prefeito do Recife, João Campos, ter excluído a cidade do debate sobre a possibilidade de realização do Carnaval em 2022. O comitê interdisciplinar proposto pelo prefeito da capital pernambucana, que irá discutir os principais aspectos a serem considerados para a realização dos festejos somados às recomendações das autoridades sanitárias para o enfrentamento da covid-19, reúne apenas as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e o Recife.

Para Campos, estas capitais formam “o principal roteiro da festa mais popular do Brasil” - a primeira reunião virtual com os técnicos destas cinco cidades, foi realizada na noite dessa segunda-feira (29). A Prefeitura de Olinda, sob a gestão do prefeito Professor Lupércio, disse que em termos de números o Carnaval no município ultrapassa a folia realizada no Recife. “As duas cidades são vizinhas, sem barreiras geográficas e com, basicamente a mesma condição sanitária diante da pandemia”, destaca o Executivo, em comunicado divulgado nesta terça-feira (30).

“Ou seja, o que acontece em Olinda repercute em Recife e vice-versa. Além disso, as Secretarias de Cultura das duas cidades, juntamente com a Secretaria de Cultura do Estado, já têm se reunido para discutir o assunto”, esclarece a gestão.

“É impensável falar de Carnaval no Brasil e, especialmente o Carnaval de Pernambuco, sem que Olinda participe da discussão”, finaliza a nota. Desde julho deste ano, a Prefeitura de Olinda criou uma comissão técnica para tratar da produção do Carnaval. Na época, o secretário-executivo de Cultura, Rodrigo Melo, afirmou ao JC que “o Carnaval já está todo pronto, mas vamos seguir as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde)”. “Se tiver liberado, não tenho dúvidas que iremos realizar mais uma vez, o maior e melhor Carnaval do mundo”, declarou. 

Nesta terça-feira, o prefeito Lupércio disse que a decisão deverá ser tomada em conjunto com outros municípios e destacou a importância de monitorar a taxa de vacinação completa (mais o reforço da terceira dose), e o comportamento da nova cepa ômicron nos outros países. “Nosso objetivo maior é evitar que as pessoas adoeçam ou morram por causa da Covid-19”, disse o prefeito, durante reunião realizada para tratar do tema. 

Há três possibilidade sendo avaliadas pela Prefeitura de Olinda:  a não realização do Carnaval; que a festa aconteça com controle de acesso; e a realização do Carnaval em um cenário epidemiológico de 90% da população brasileira totalmente imunizada.

Comitê de capitais

 Na noite desta segunda-feira (29), foi realizada a primeira reunião do comitê executivo, que reúne cinco capitais, para tratar da possibilidade de realização do Carnaval 2022. Representando a Prefeitura do Recife nesse primeiro encontro estavam o secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Matos, a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, e o secretário de Cultura, Ricardo Mello.

De caráter consultivo, o encontro teve como objetivo conhecer as diversas realidades vivenciadas pelas cinco capitais no enfrentamento da covid-19. Indicativos como o avanço do esquema vacinal, número de leitos ocupados ou desativados, mortalidade, sazonalidade entre outros aspectos deverão ser considerados de forma conjunta em busca de consenso que norteei decisões futuras sobre a realização do carnaval. Outros encontros de caráter técnico deverão acontecer nas próximas semanas.

 “Hoje foi possível compartilhar informações e trocar experiências naquilo que cada cidade tem feito para avaliar a possibilidade de realizar carnaval ou não. É preciso projetar os indicadores e possíveis cenários. Mas, a palavra que balizará toda e qualquer decisão é cautela. De toda maneira, a gente ressalta que nesse momento é muito importante que todo mundo continue buscando a vacina, porque a cobertura vacinal, independente da decisão que seja tomada, é muito importante para que a gente consiga conter a pandemia”, declarou o secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Matos.

 Para ilustrar a discussão, a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque fez apresentação técnica sobre o contexto atual da pandemia da covid-19 na capital. A gestora fez um paralelo entre os países com aumento de casos, os que têm a nova variante detectada e sobre como se comporta a Síndrome Respiratória Aguda Grave nas cinco regiões do Brasil. “A cobertura vacinal da população acima de 12 anos é de 67% e nossos dados apontam que em janeiro podemos chegar a 90% da nossa população vacinada com duas doses”, pontuou. “Vivemos hoje um momento de flexibilização das regras de convivência. Mas precisamos insistir que a vacinação é o caminho mais eficaz para conter a pandemia”, completa a secretária.

Confira a nota da Prefeitura de Olinda na íntegra:

“Prefeitura de Olinda estranha ausência em comissão formada para discutir o Carnaval

É impensável falar da festa sem que a cidade participe da discussão

A Prefeitura de Olinda estranhou o fato de o prefeito de Recife, João Campos, não incluir Olinda na Comissão para discutir o Carnaval já que, em números, o Carnaval de Olinda é maior que o Carnaval do Recife. As duas cidades são vizinhas, sem barreiras geográficas e com, basicamente, a mesma condição sanitária diante da pandemia. Ou seja, o que acontece em Olinda repercute em Recife e vice-versa. Além disso, as Secretarias de Cultura das duas cidades, juntamente com a Secretaria de Cultura do Estado, já têm se reunido para discutir o assunto. É impensável falar de Carnaval no Brasil, e especialmente o Carnaval de Pernambuco, sem que Olinda participe da discussão”

Tags

Autor