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Prefeitura do Recife lança 'Tina', assistente virtual que facilita acesso ao Portal da Transparência

A nova ferramenta nasceu de uma parceria entre a CGM, a equipe do Gabinete de comunicação da gestão municipal, da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD) e da Empresa Municipal de Informática (Emprel)

Renata Monteiro
Renata Monteiro
Publicado em 30/12/2021 às 18:15
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Marcos Pastich/PCR
Até o mês de novembro, o Portal da Transparência do Recife registrou 597.717 acessos - FOTO: Marcos Pastich/PCR
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Com o objetivo de facilitar o acesso da população ao Portal da Transparência do Recife, a Controladoria-Geral do Município passou a disponibilizar, a partir da última terça-feira (28), uma ferramenta de apoio às consultas no site. Agora, quem tiver algum tipo de dúvida sobre a navegação no espaço virtual poderá consultar a "Tina" (Transparência e Inteligência na Administração), uma atendente virtual disponível 24 horas por dia para fornecer respostas rápidas a dúvidas frequentes, agilizando o acesso à informação e facilitando o controle social.

"Nós temos um portal que já é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos melhores do Brasil. Em termos de conteúdo ele já atende às necessidades da população, a novidade vai ser a facilidade do acesso à informação pelo usuário. Isso vai fomentar o controle social, pois quando a população passa a poder tirar dúvidas ao longo de 24 horas por dia, isso potencializa a possibilidade de fiscalização do cidadão comum, de um parlamentar ou de quem quer que seja sobre a execução orçamentária e financeira do município", observou o controlador-geral do Recife, Ricardo Dantas.

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Para falar com a Tina, o usuário pode acessar este link e clicar no ícone situado no canto inferior direito da página, que o redirecionará para o chat automático. Se, durante o atendimento, for necessária a interação do internauta com a equipe da controladoria, o contato só poderá ser feito das 8h às 12h e das 13h às 17h, em dias úteis.

A nova ferramenta nasceu de uma parceria entre a CGM, a equipe do Gabinete de comunicação da gestão municipal, da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD) e da Empresa Municipal de Informática (Emprel). "A Emprel é quem faz a manutenção do Portal da Transparência, é ela quem faz esse suporte de tecnologia da informação. Por outro lado, há os órgãos que abastecem o site com informações, como é o caso da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital. Todos os parceiros nos ajudam a possibilitar essa inovação", explicou Dantas.

Segundo a CGM, a tecnologia empregada na criação da Tina é a mesma que o município usou para a implantação do serviço de chat para questões sobre a vacinação contra a covid-19.

Até o mês de novembro, o Portal da Transparência do Recife registrou 597.717 acessos, com buscas por temas diversos, como lista dos vacinados, licitações, remuneração dos servidores, entre outros.

O site está no ar desde 2013, e de lá pra cá, diz o controlador-geral, já teve a sua qualidade atestada diversas vezes. "Quando ele (o portal) não entra em primeiro lugar nos principais rankings nacionais, está sempre entre os três primeiros. Nos últimos oito anos foi assim, em 2021 foi assim também, quando nós tivemos pontuação máxima na Transparência Internacional e no ranking da CGU (Controladoria-Geral da União)", afirmou o auxiliar do prefeito João Campos (PSB).

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