Eleições 2022

Lula ratifica apoio do PT ao candidato do PSB escolhido por Paulo Câmara; Danilo Cabral teria sido apresentado

O PT de Pernambuco havia aprovado a pré-candidatura do senador Humberto Costa ao Governo do Estado, mas o próprio líder petista disse que "se o PSB definir candidato, Humberto Costa está fora"

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 03/02/2022 às 16:36
RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO
CHAPA Encontro de ontem deixou para uma próxima conversa possível presença do PT na vice ou Senado - FOTO: RICARDO STUCKERT/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Matéria atualizada às 19h22

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), se reuniu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde desta quinta-feira (3), em São Paulo, para apresentar uma definição sobre quem será o candidato à sua sucessão estadual. Acompanhado do secretário da Casa Civil José Neto, que tinha a preferência do líder socialista para esta indicação, Paulo Câmara teria confirmado o nome do deputado federal Danilo Cabral como pré-candidato a governador.

O tom do encontro não foi de anúncio, mas de um balanço sobre o processo de escutas com os partidos que compõem a Frente Popular, nos últimos dias, que acabaram resultando no fortalecimento da indicação do parlamentar.  Desde que o ex-prefeito do Recife, Geraldo Julio, declarou reiteradamente que não iria disputar o governo estadual, mesmo sendo o candidato natural da sigla, cresceu a defesa de que o nome para substituí-lo precisar ter um perfil político e de alinhamento histórico com o PSB. 

O governador também externou ao ex-presidente a disposição de concluir seu mandato até o dia 31 de dezembro, sendo o principal coordenador do processo sucessório. Nas redes sociais, o gestor socialista fez o registro da reunião, mas sem dar detalhes a respeito da definição do candidato a governador. "Importante reunião hoje com o presidente Lula em São Paulo. Conversamos sobre o futuro, o atual cenário socioeconômico do país e sobre as eleições no Brasil e em Pernambuco", declarou. 

 

 

Lula, por sua vez, apenas republicou a postagem de Paulo Câmara, em seu perfil no Twitter, mas durante a conversa, ratificou que o PT vai apoiar o nome escolhido pelo PSB. Nessa segunda-feira (31), o senador Humberto Costa, que está em Brasília e não participar da reunião de hoje, esteve novamente no Palácio do Campo das Princesas, conforme antecipado pelo Blog de Jamildo, onde reconheceu que não teria como ser candidato alternativo ao Governo do Estado , mas que o PT tem total interesse na vaga para o Senado Federal.

Lula já havia dito anteriormente que, “embora o PSB tenha o direito de indicar, não pode tratar o PT de forma pequena”, mas “se o PSB definir candidato, Humberto Costa está fora”. Mas, sabe-se dentro do partido que onde não eles não puderem sair como candidato a governador, os esforços estarão centrados na ampliação da representação no Congresso Nacional. 

Agora, com uma pesquisa de opinião nas mãos alcançando índices positivos quando, nos cenários especulados, são citados tanto a deputada federal Marília Arraes, quanto o deputado federal Carlos Veras, as negociações devem avançar mais nessa montagem.

Entretanto, diante das fraturas expostas na eleição de 2020, que culminou no desembarque do partido do Executivo estadual e municipal, o nome de Marília enfrenta sérias resistências de ambos os lados. Para os socialistas, haveria um tensionamento com a parlamentar, que tem um posicionamento crítico ao governo do PSB, para compor esse palanque -  o que viabiliza dessa forma, o nome de Carlos Veras.

Durante a conversa, não foi formalizado nenhum compromisso entre Lula e Paulo Câmara de que o PT ficaria então com a indicação para o Senado ou para a  vice. O tema será tratado em um segundo momento, após a oficialização da cabeça da chapa, que vai ocorrer até a próxima sexta-feira. 

Nos bastidores, a possível indicação dos petistas para o candidato ao Senado, não estaria sofrendo grandes resistências por parte dos partidos aliados, quem possuem o entendimento do peso da aliança nacional entre PT e PSB nestas eleições. Ainda assim, essa não será uma equação fácil de ser resolvida pelos socialistas. Além do PT, almejam o cargo os deputados federais André de Paula (PSD), Eduardo da Fonte (PP), Silvio Costa Filho (Republicanos), Wolney Queiroz (PDT), e a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB).

Defesa de Lula

No mesmo dia em que seu nome é apresentado ao ex-presidente Lula para concorrer ao Governo de Pernambuco, curiosamente o deputado Danilo Cabral postou um vídeo em suas redes sociais, gravado em uma agenda no município de Surubim, seu reduto eleitoral, para defender o legado do PT a nível nacional. Na peça de 42 segundos, intitulada de "Pernambuco é Lula", o socialista fala em "devolver o Brasil aos brasileiros".

"Para que a gente possa, sim, colocar de volta na presidência da República alguém que já demonstrou pela sua história de vida, pelo que ele fez pelo povo brasileiro, qual é o lado que ele tem. Aquele presidente que todo mundo sabe e sente saudade. O Brasil sente saudades de Luiz Inácio Lula da Silva. É essa a verdade", declarou Cabral.

Em sua fala ele destaca as ações criadas no governo de Lula como o Pronatec, Prouni, Fies,  Farmácia Popular, Luz para todos, Minha Casa Minha Vida. O discurso tem sido lido como uma prévia do tom que o PSB deverá empregar na campanha. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Danilo Cabral (@danilocabral._)

Comentários

Últimas notícias