Eleições 2022

Lula fala sobre Petrobras e diz que Bolsonaro ''não sabe trabalhar''

O petista fez críticas ao governo federal em evento com militantes em Juiz de Fora (MG)

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 12/05/2022 às 9:36 | Atualizado em 12/05/2022 às 9:42
Notícia
X

Pré-candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a privatização de estatais e a atuação do presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação à Petrobras.

Durante um evento com militantes em Juiz de Fora (MG), Lula citou a saída do ministro Bento Albuquerque da pasta de Minas e Energia e afirmou que aproveitaria o “calor democrático” para criticar as privatizações.

“Quero dizer ao governo brasileiro e aos empresários: pare de tentar privatizar as nossas empresas públicas. Quem se meter a comprar a Petrobras vai ter que conversar conosco depois da eleição”, avisou o petista.

Bolsonaro não sabe o que faz com o país. Não sabe trabalhar, investir ou fazer política econômica.
Lula durante evento com militantes

“Pare de tentar privatizar a Eletrobras porque, se não fosse a Eletrobras, não teria o programa Luz para Todos, que custou para o povo brasileiro R$ 20 bilhões e só pôde ser feito porque a empresa era pública. Pare de privatizar os Correios", disse o petista.

Ainda segundo Lula, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BDNES, o BNB e o Basa não devem ser privatizados. "Aprendam a trabalhar, aprendam a investir, aprendam a fazer política econômica ao invés de vender as coisas que já estão prontas”, acrescentou.

Petrobras

Lula ainda contestou a ideia de que a venda da Petrobras faça com que os preços da gasolina sejam reduzidos. Nesse momento, ele criticou diretamente o governo federal.

“Disseram que iriam vender a BR para muitas empresas, teria muita competitividade, muita disputa, e o preço vai baixar. E muito de nós acreditamos. Sabe o que acontece hoje? Tem 392 empresas importando gasolina sem pagar imposto e nós estamos hoje com a gasolina mais cara do mundo, o óleo diesel mais caro do mundo”, criticou Lula.

"E o Presidente da República, ao invés de colocar a mão e resolver o problema, ele fica trocando de presidente da Petrobras e de ministro de Minas e Energia. Ele, na verdade, não sabe o que está fazendo nesse país", concluiu o petista.

Lula reclama de dividendos, mas fez capitalização da Petrobras, que trouxe mais investidores estrangeiros. A análise foi feita pelo jornalista Fernando Castilho, da coluna JC Negócios, e você pode conferir clicando aqui.

Citação

Bolsonaro não sabe o que faz com o país. Não sabe trabalhar, investir ou fazer política econômica.

Lula durante evento com militantes

Tags

Autor