Eleições 2022

''Se Lula for eleito, serão são dois derrotados: Bolsonaro e o Brasil'', diz Ciro Gomes sobre Datafolha

Ciro Gomes comentou a pesquisa Datafolha que indica Lula à frente nas intenções de voto; confira

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 27/05/2022 às 9:25 | Atualizado em 27/05/2022 às 9:27
Notícia
X

Pré-candidato a presidente da República, o ex-governador Ciro Gomes (PDT) comentou os dados da pesquisa Datafolha, divulgados nessa quinta-feira (26).

De acordo com o Datafolha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu 21 pontos porcentuais de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno.

O petista lidera a corrida presidencial, segundo o levantamento, com 48% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (27%) e o próprio Ciro Gomes, com 7%. Os demais candidatos não ultrapassam 2%.

“Se o Datafolha estiver correto, você tem dois grandes derrotados flagrantes: Bolsonaro, o grande derrotado, viva, isso é o que todos nós democratas lutamos para acontecer. Mas há um outro grande derrotado, que me preocupa muito, que é o Brasil”, disse Ciro Gomes.

"Porque se nós aceitarmos esses números, a maioria do povo tá indicando que quer manter o modelo que o Lula administrou, que é o mesmo modelo econômico que está aí, produzindo inadimplência, desemprego, desalento, e o 2º pior salário-mínimo em poder de compra dos últimos 16 anos", completou o pré-candidato do PDT.

A pesquisa Datafolha foi feita com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, e o levantamento foi feito entre quarta-feira (25) e quinta-feira (26). A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05166/2022. Confira a pesquisa Datafolha clicando aqui!

Rejeição

Ciro aproveitou para lembrar que, segundo o Datafolha, tem 16 pontos na frente do Bolsonaro no segundo turno. "Se você olhar a rejeição, eu tenho a menor dos três mais competitivos. Eu sou o único adversário que é capaz de derrotar o Lula e o PT quando o povo brasileiro perceber", escreveu o pedetista.

O presidente Jair Bolsonaro segue na liderança da maior rejeição entre eleitores. De acordo com a pesquisa, 54% dos entrevistados não votariam nele de jeito nenhum. O ex-presidente Lula  é o segundo pré-candidato mais rejeitado, com 33%. Ciro Gomes tem índice de rejeição de 19%.

Os pré-candidatos Vera Lúcia (PSTU), Eymael (Democracia Cristã) e Luciano Bivar (União Brasil) marcaram 10% de rejeição. Pablo Marçal (Pros), Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante) e Felipe d'Avila (Novo) têm 9%.

A rejeição a Bolsonaro, que na média está em 54%, sobe para 65% entre moradores do Nordeste e cai para 40% entre evangélicos. Entre empresários, é de 31%; entre moradores do Centro-Oeste é de 43%; e entre quem ganha mais de dez salários mínimos está em 47%.

Conforme o levantamento, Lula, que tem 33% na média, é menos rejeitado entre quem recebe Auxilio Brasil (21%), entre moradores do Nordeste (22%) e entre quem cursou o ensino fundamental (23%).

A rejeição do petista está acima da média entre empresários, com 56%; entre evangélicos, que é de 46%; e entre moradores do Centro-Oeste, com 45%.

Tags

Autor