O projeto de Lei que garante o Auxílio Pernambuco foi aprovado na Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O benefício faz parte de um pacote de medidas que destinam recursos aos pernambucanos atingidos pelas recentes fortes chuvas que castigaram o Estado. O auxílio será repassado diretamente às prefeituras dos municípios atingidos.
O Governo de Pernambuco aprovou R$ 124 milhões do Tesouro Estadual para o pagamento do auxílio em parcela única R$ 1,5 mil a cerca de 82 mil famílias atingidas pelas chuvas na última semana. As outras duas medidas compreendem uma pensão vitalícia a dependentes de pessoas que foram vítimas das chuvas, contabilizadas em 128 mortes.
O outro projeto aprovado na CCJ propõe uma mudança no Programa Estadual de Habitação de Interesse Social. Ela visa incluir como público prioritário as pessoas que perderam seus imóveis em razão de situação de emergência ou estado de calamidade.
TRÂMITES
"Essa Casa não se furtou nem se furta em sempre ajudar a todas as pessoas, famílias, e também os municípios nesse momento muito difícil e duro da vida pernambucana", disse o relator dos projetos na Comissão, o deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB).
Presidente da Casa Legislativa, o deputado Eriberto Medeiros (PSB) disse que vai priorizar os projetos enviados pelo governador Paulo Câmara. "Vamos priorizar a aprovação dessas propostas tão importantes para atender as famílias desalojadas e àquelas que, infelizmente, perderam seus entes queridos. O governador dá mais uma demonstração de sensibilidade e responsabilidade de estar junto dos pernambucanos nos momentos em que a população mais precisa".