ELEIÇÕES 2022

Eleições 2022: 'Nunca ocorreu na história de Pernambuco', diz Antonio Lavareda sobre candidatos ao governo do Estado

Segundo o cientista político, o Estado é o único que possui cinco candidatos competitivos na corrida eleitoral deste ano

Bruno Vinicius
Cadastrado por
Bruno Vinicius
Publicado em 06/07/2022 às 12:19 | Atualizado em 06/07/2022 às 13:57
DIVULGAÇÃO
Antonio Lavareda, cientista político - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Pernambuco terá um cenário inédito nas eleições de 2022. É o que afirma o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda no programa "Corrida Eleitoral", transmitido todas as quartas na Rádio Jornal. Segundo o cientista político, o Estado é o único que possui cinco candidatos competitivos na corrida eleitoral deste ano.

Com base na última pesquisa do Ipespe, o qual ele é presidente do Conselho Científico, ele explica que há muito tempo não havia mais de dois candidatos acima de dois dígitos nas pesquisas eleitorais em Pernambuco.

A última vez em que isso aconteceu foi em 2006, quando houve a disputa eleitoral por Mendonça Filho, Eduardo Campos e Humberto Costa. O primeiro turno daquele pleito acabou com Mendonça com 39%, Campos com 33% e Costa com 25% dos votos.

"Nós tivemos nesta última pesquisa do Ipespe e dos demais institutos, cinco candidatos pontuando com dois dígitos ou perto disso. Miguel Coelho, o quinto colocado, atingiu 9 pontos percentuais sobre os totais, o que significa mais de 10% dos votos válidos", explica Antonio Lavareda.

"Esse pentágono com cinco forças disputando eleição não existe, neste momento, em nenhum outro estado do País. E nunca ocorreu na história de Pernambuco. Se nós pegarmos 10 eleições, de 1982 para cá, elas sempre foram rigorosamente bipolares. Apenas dois candidatos apareciam com dois dígitos o tempo todo. Uma única foi a exceção foi a eleição de 2006", apontou o cientista político.

Programa Corrida Eleitoral

Esta foi uma das primeiras temáticas do programa "Corrida Eleitoral", comandado pelo o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda. Desde essa quarta-feira (6), ele está analisando o cenário político em Pernambuco e no Brasil durante o programa transmitido pela Rádio Jornal, às 8h50.

O quadro semanal será replicado nos demais veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). O objetivo é apresentar um panorama das eleições 2022 a partir da leitura de pesquisas divulgadas e das tendências apontadas.

Comentários

Últimas notícias