Pré-candidato a governador pelo PSB, o deputado federal Danilo Cabral assumiu uma série de compromissos nas áreas de tecnologia e inovação ao visitar o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, na manhã desta terça-feira (12). O primeiro deles, segundo a equipe do socialista, é a ampliação da formação de programadores com foco na alfabetização digital e na economia criativa.
"Nós queremos avançar na educação profissional; será um eixo central. E, a partir dessa convicção, fazer chegar às escolas de ensino médio, que já são escolas em tempo integral, presentes em todo o estado, a área de tecnologia com acesso a cursos de programação", afirmou o parlamentar. "Para que a gente tenha um novo processo de alfabetização digital a partir desses cursos. O novo mercado exige o acesso a esse conhecimento", completou Danilo.
O aliado do governador Paulo Câmara (PSB) também garantiu que, se eleito, vai criar o programa Embarque Digital, que deve chegar a todo o Estado. A ideia é replicar a iniciativa que já existe na Prefeitura do Recife, proposta na gestão do prefeito João Campos (PSB).
"São cursos superiores já vinculados à demandas de empregabilidade apresentadas pelas empresas. Essa experiência já vem garantindo oportunidades de emprego na área de tecnologia no Recife. E nós vamos fazer chegar a todas as regiões do estado", frisou Danilo Cabral.
A terceira proposta apresentada pelo socialista foi a implantação do Governo Digital, que pretende informatizar e dar transparência à estrutura do Executivo estadual. "Nós precisamos avançar na relação do cidadão com o Governo do Estado. Tivemos um avanço no modelo de gestão. E agora precisamos garantir o acesso, tanto à prestação de serviço nas diversas áreas, como também à própria transparência do nosso governo. Vamos implantar um novo modelo de gestão que tenha a transformação digital como eixo central da relação do Estado com o cidadão", pontuou o pré-candidato.
O Porto Digital é um dos principais ambientes de inovação do Brasil e surgiu de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas. Hoje, 340 empresas, organizações de fomento e órgãos do governo estão abrigadas na entidade, com 13,3 mil profissionais e empreendedores. Em 2020, o faturamento do coletivo superou os R$ 2 bilhões.
"O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. E um dos representantes da nova economia do estado de Pernambuco. Nós queremos consolidar e avançar nas parcerias que o estado tem com o Porto Digital. O Porto Digital consegue integrar a ação do governo com aqueles que estão na universidade, na academia e com as demandas das empresas", declarou Danilo.
Também participaram do encontro com Pierre Lucena o prefeito João Campos, o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB), ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a coordenadora do programa de governo da Frente Popular, Ana Paula Vilaça.
Comentários