Eleições 2022

Veja o que se sabe sobre a passagem de Lula por Pernambuco

O ex-presidente terá agenda cheia durante sua passagem por Pernambuco na próxima semana

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 14/07/2022 às 8:31 | Atualizado em 15/07/2022 às 19:32
Notícia
X

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem visita marcada a Pernambuco, que inicialmente seria realizada nos dias 19 e 20 de julho, mas por uma questão de logística foi alterada para os dias 20 e 21 de julho.

O roteiro do pré-candidato a presidente nas Eleições 2022 ainda está sendo finalizado por sua coordenação junto com a direção estadual do PT.

Porém, como mostrou o JC,  Lula iria iniciar a passagem pelo Estado no município de Serra Talhada, no Sertão; seguindo para a cidade de Garanhuns, no Agreste, onde estará sendo realizada a 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). 

Entretanto, de acordo com informações repassadas pela equipe do pré-candidato a governador Danilo Cabral (PSB), o líder petista e o pré-candidato a vice, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), vão realizar um grande ato público em Garanhuns, no fim da manhã, e no fim da tarde é que deverá seguir para Serra Talhada. 

A mudança ocorreu devido a uma questão de logística do Aeroporto de Garanhuns. Acontece que os voos realizados pela Azul Conecta, responsável pela operação, partirão às segundas, quartas e sextas-feiras, com embarque do Recife às 13h15 e chegada a Garanhuns prevista para as 14h20. No sentido inverso, a decolagem ocorrerá às 14h45 e o pouso na capital pernambucana será às 15h45.

O ponto de culminância da passagem do petista pelo Estado vai se dar em um grande ato público no centro do Recife. 

Expectativa

A vinda de Lula tem sido avaliada pelo PSB, PT e aliados, como uma forma não só de alavancar a chapa liderada pelo pré-candidato a governador, o deputado federal Danilo Cabral (PSB), mas de deixar claro para as pessoas que o líder petista tem apenas um único palanque no Estado.

“Agora é um bom momento para ocorrer essa agenda, já que Lula está fazendo um giro pelo Nordeste e Pernambuco não estaria de fora. É importante também para deixar claro como o presidente está se posicionando no Estado”, afirmou o presidente do PT de Pernambuco, Doriel Barros.

 

Lula ainda deverá ter uma reunião, a portas fechadas, com a Frente Popular de Pernambuco e o governador Paulo Câmara (PSB) - que a principio deve acompanhar Lula nestes dois dias.

A expectativa é de que Lula possa posar com a chapa completa ao Governo de Pernambuco durante sua visita. Ou seja, com Danilo Cabral, Teresa Leitão (pré-candidata ao Senado) e Luciana Santos (pré-candidata a vice). Esse encontro poderá ocorrer na próxima quinta-feira (21), antes do ato público.

“Essa é uma fase de afirmação e clareza sobre quem está no palanque de Lula em Pernambuco, sobre quem é o seu pré-candidato a governador. A campanha precisa tomar as ruas novamente, porque sempre a fizemos dessa forma. Lula vem para resgatar seu legado", declarou Luciana Santos.

Para o vice-líder do governo do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Diogo Moraes, os compromissos que serão realizados no Sertão, no Agreste e na Região Metropolitana, vão mostrar que “Lula tem lado”.

“Essa agenda reafirma a aliança nacional e estadual que o PSB e o PT firmaram por meio de um alinhamento de conteúdo e objetivos pragmáticos. Lula vem para ratificar o apoio a Danilo Cabral como pré-candidato ao governo e a Teresa Leitão como pré-candidata ao Senado. Vem mostrar que Lula tem lado”, declarou o parlamentar socialista.

Além do deputado federal Danilo Cabral, declaram apoio publicamente ao presidenciável petista, a pré-candidata a governadora, a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), e o pré-candidato a governador pelo PSOL, o advogado João Arnaldo.

Tags

Autor