A expectativa do PT, PSB e aliados, tem sido grande em torno da vinda do ex-presidente Lula (PT) a Pernambuco, após várias datas terem sido especuladas desde o mês passado.
Com o roteiro incluindo os municípios de Serra Talhada, no Sertão, Garanhuns, no Agreste, e Recife, na Região Metropolitana, agora duas novas datas foram fechadas: 20 e 21 de julho.
O que também altera a data em que seria realizada a convenção nacional para oficializar a chapa de Lula, como pré-candidato a presidente da República, e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), para vice. O evento ocorreria na próxima quinta-feira (21), em São Paulo, mas uma nova data será anunciada em breve pela presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann.
De acordo com o presidente estadual do partido, Doriel Barros, os motivos em torno da mudança dos dias que haviam sido acertados para o cumprimento agenda política, que seria iniciada na próxima terça-feira (19) e concluída quarta-feira (20), estariam ligados a uma questão de logística envolvendo o município de Garanhuns, onde estaria sendo organizada a presença do líder petista na 30º edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).
Na manhã desta sexta-feira (14), o governador Paulo Câmara (PSB) participou da inauguração da nova rota aérea Recife-Garanhuns. As conexões serão realizadas, a princípio, na frequência de três viagens semanais até o dia 18 de outubro - a partir dessa data elas passarão a ser diárias. A operação comercial inicia-se na próxima segunda-feira (18).
Acontece que os voos realizados pela Azul Conecta, responsável pela operação, partirão às segundas, quartas e sextas-feiras, com embarque do Recife às 13h15 e chegada a Garanhuns prevista para as 14h20. No sentido inverso, a decolagem ocorrerá às 14h45 e o pouso na capital pernambucana será às 15h45.
Diante desse cronograma de voos, a equipe de Lula articulou uma mudança na chegada do ex-presidente para a quarta-feira. "Se houver mudança será com relação as datas devido a uma logística no Aeroporto de Garanhuns, mas ainda não estão fechados os detalhes da programação", afirmou Barros.
Ainda segundo o presidente estadual do PT, o grande ato político que seria realizado na capital pernambucana encerrando a passagem de Lula pelo Estado, está mantido, passando apenas de 20 para 21 de julho.
Eles também devem ter uma reunião fechada com os partidos que compõem a Frente Popular de Pernambuco, para oficializar o nome da vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), como pré-candidata a vice na chapa do pré-candidato a governador Danilo Cabral (PSB).
Doriel também informou ao JC, que o martelo sobre os novos ajustes serão batidos ainda nesta sexta-feira (15). Pouco tempo depois da publicação da reportagem, o perfil oficial do ex-presidente Lula, no Twitter, confirmou a alteração.
"Semana que vem tem Lula em Pernambuco! O ex-presidente visitará Garanhuns, Serra Talhada e Recife", diz a publicação, indicando também os dias 20 e 21 de julho e a presença do seu pré-candidato a vice, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB).
Semana que vem tem Lula em Pernambuco! O ex-presidente visitará Garanhuns, Serra Talhada e Recife. Registre-se para receber mais informações! #EquipeLula https://t.co/XAlad40Kmn pic.twitter.com/jlDqqLHsH9
— Lula (@LulaOficial) July 15, 2022
De acordo com informações da equipe do pré-candidato a governador Danilo Cabral, na quarta-feira, o ex-presidente participa de ato público em Garanhuns, no fim da manhã, e em Serra Talhada, no fim da tarde. Essa programação acaba frustrando a intenção de ter o petista participando do FIG.
PALANQUE EXCLUSIVO
O presidente do PT-PE Doriel Barros cravou que "não há possibilidade" de Lula ter encontros com pré-candidatos que também o estão apoiando a nível nacional. Ou seja, ele descartou que durante estes dois dias em que estará no Estado, o líder petista possa se reunir, por exemplo, com a pré-candidata a governadora Marília Arraes (Solidariedade).
Alguns petistas e socialistas afirmam que a agenda de Lula em Pernambuco, se trata de um compromisso com a Frente Popular, que tem o deputado federal Danilo Cabral, como pré-candidato a governador, e a deputada estadual Teresa Leitão (PT), pré-candidata ao Senado. Inclusive, a chapa vai acompanhar Lula e Alckmin desde a chegada até o encerramento no Recife.
Comentários