LULA

Humberto Costa dispara sobre qual é a verdadeira chapa de Lula em Pernambuco

Por vídeo, o parlamentar petista destaca a trajetória política e administrativa de Danilo Cabral

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 14/07/2022 às 17:46
(Fotografia: Marcus Mendes)
Pré-candidato ao governo do estado Danilo Cabral com representantes do PT - FOTO: (Fotografia: Marcus Mendes)
Leitura:

No dia seguinte à reunião entre o ex-presidente Lula (PT) com as bancadas federais, em Brasília, o senador Humberto Costa (PT-PE) gravou uma declaração sobre “a chapa de verdade de Lula em Pernambuco”. No vídeo, o parlamentar petista destaca a trajetória política e administrativa do pré-candidato a governador, o deputado Danilo Cabral (PSB).

“Danilo une a experiência de quem viveu a vida parlamentar e de quem teve participação ativa no Poder Executivo. Desde a sua condição de vereador, passando pelos mandatos como deputado federal, onde esteve na Câmara sempre os interesses de Pernambuco e as melhores causas do povo brasileiro, passando por toda sua experiência como secretário de estado”, disse Costa.

“Ou seja, ele une aquilo que é fundamental para quem precisa governar, a experiência política e a experiência administrativa. Danilo para o Governo do Estado e Teresa Leitão para o Senado, representam a chapa de Lula de verdade para Pernambuco”, completou.

O posicionamento de Humberto Costa vem em meio a uma disputa cada vez mais acirrada entre a chapa do PSB-PT, e a pré-candidata a governadora pelo Solidariedade, a deputada federal Marília Arraes, pelo uso da imagem de Lula para estas eleições.

No fim do encontro com os parlamentares, nessa quinta-feira (13), Lula e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), posaram para fotos com os aliados. Nessa oportunidade, Marília Arraes (SD) também fez questão de registrar o momento não só por foto, mas por meio de vídeo, que logo foi publicado em suas redes.

 

A iniciativa causou reação entre petistas e socialistas, a exemplo do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. Segundo informações da coluna Guilherme Amado, no Metrópoles, o dirigente afirmou que a pré-candidata a governadora “fez um vídeo oportunista”.

De acordo com a fala de Siqueira ao colunista, Marília teria se aproveitado do momento em que Lula e Alckmin estariam cumprimentando os parlamentares aliados para fazer fotos e vídeos. No entanto, Carlos Siqueira garantiu que o pré-candidato à presidência da República pelo PT, dirá aos pernambucanos "quem é o seu candidato ao Governo do Estado”.

CONFLITOS

Humberto Costa e Marília Arraes sempre tiveram posturas conflituosas dentro do Partido dos Trabalhadores. A então petista nunca escondeu que seu projeto maior seria sair candidata a governadora de Pernambuco,  mas encontrou diversos obstáculos e resistências de boa parte das alas que compõem a sigla - entre elas, a que apoia Humberto Costa

Em meio ao imbróglio do PSB para escolher uma alternativa ao nome do ex-prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB), que era considerado o sucessor natural , mas desistiu da disputa, o PT-PE chegou a lançar pré-candidatura de Humberto Costa.

Diante do martelo batido sobre o deputado Danilo Cabral, o PT recuou da liderança da chapa com objetivo de alcançar a vaga para o Senado. Entre os deputados Carlos Veras, Teresa Leitão e Marília Arraes, a neta do ex-governador Miguel Arraes acabou sendo indicada para a vaga.

Entretanto, por sua postura crítica ao PSB, a deputada federal acusou o PT de usar seu nome sem sua autorização. Após encontro com o ex-presidente Lula em São Paulo, ela anunciou que iria se deixar o partido, sendo lançada pouco tempo depois como pré-candidata a governadora de Pernambuco pelo Solidariedade.

Comentários

Últimas notícias