JC/ODDSPOINTER

Pernambuco: Brancos e nulos superam soma das intenções de voto nos 4 candidatos ao Senado melhor posicionados em pesquisas

Desde que Marília Arraes, antes cotada para disputar a eleição nesta posição, lançou sua pré-candidatura a governadora, em março deste ano, a incerteza quanto aos resultados do pleito aumentou

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 02/08/2022 às 17:40 | Atualizado em 02/08/2022 às 18:10
THOMAS RAVELLY/DIVULGAÇÃO
Hoje com 9,1% das intenções, André de Paula (PSD) desponta ligeiramente na competição - FOTO: THOMAS RAVELLY/DIVULGAÇÃO
Leitura:

O primeiro levantamento do agregador JC/ODDSPOINTER de pesquisas eleitorais mostra que a corrida pela única vaga para o Senado em Pernambuco disponível em 2022 aponta para uma ampla concorrência.

Desde que Marília Arraes (Solidariedade), antes cotada para disputar uma cadeira na Casa Alta, lançou sua pré-candidatura a governadora, em março deste ano, a incerteza quanto aos resultados do pleito aumentou: de junho a julho, as intenções de votos brancos e nulos cresceram de 18,8% para aproximadamente 29,3%.

O percentual é maior do que a soma das intenções de voto dos quatro candidatos mais lembrados pelos eleitores.

"Hoje com 9,1% das intenções, André de Paula (PSD) desponta ligeiramente na competição e é seguido por um compacto bloco composto pela candidata petista Teresa Leitão (5,1%) e pelo candidato Gilson Machado Neto (4,9%), do PL. Na sequência, um pouco atrás, está Eugenia Lima (2%), candidata do PSOL ao Senado", revela relatório assinado pelo doutor em ciência política e diretor de dados e métodos do OddsPointer, Vinícius Silva Alves, e pelo coordenador de Desk Research da empresa, Pedro Paulo de Assis.

Quem é o líder nas pesquisas para governador de Pernambuco?

Conforme os dados publicados no levantamento, Marília Arraes está nas frentes dos demais candidatos na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas, tendo evoluído de 27,7% das intenções de voto para 32,1% na checagem mais recente da plataforma.

O segundo lugar, contudo, está sendo muito disputado e há clara indefinição de uma parcela significativa do eleitorado.

A partir do momento que Marília entrou no pleito, "as intenções de voto favoráveis à então líder na corrida, Raquel Lyra (PSDB), declinaram paulatinamente (17,1%-13,4%), aproximando-a das estáveis preferências dos eleitores por Miguel Coelho (UB), cujas intenções de voto oscilaram entre 11,2% e 10,2%", explica a análise de Alves e Assis.

Além disso, o estudo mostra que Miguel ultrapassou Anderson Ferreira (PL), que, "em viés de baixa (10,8%-7,1%)", aproxima-se cada vez mais de Danilo Cabral, candidato do PSB (6,7%-4,5%).

De que maneira o agregador JC/ODDSPOINTER realiza esses levantamentos?

O agregador usa pesquisas eleitorais de mais de dez institutos, como Ipespe e Datafolha, por exemplo, para medir periodicamente a intenção de voto para os principais candidatos nas eleições deste ano. A ideia também é fazer projeções sobre quais deles têm mais chance de vencer no primeiro turno ou chegar ao segundo turno em primeiro ou segundo lugar.

De acordo com o Oddspointer, o cálculo realizado pela plataforma não é a simples soma dos resultados dessas pesquisas, seguida da divisão pelo total de estudos. Para evitar distorções, o agregador leva em conta as peculiaridades de cada levantamento, que podem ter tamanhos de amostras diferentes, coleta de dados presenciais, por telefone ou online, entre outras particularidades.

Comentários

Últimas notícias