JC/ODDSPOINTER

Agregador de pesquisas mostra Marília Arraes na liderança da corrida pelo Governo de Pernambuco e 2ª lugar indefinido

O levantamento aponta, ainda, para a indefinição de uma parcela significativa do eleitorado

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 02/08/2022 às 14:16 | Atualizado em 02/08/2022 às 19:33
Guga Matos/JC Imagem
Marília Arraes, candidata a governadora de Pernambuco - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

O agregador JC/ODDSPOINTER, plataforma que usa dados de várias pesquisas de intenção de voto para governador, senador e presidente da República com o objetivo de traçar a evolução das preferências do eleitorado até as eleições de 2022, divulgou os resultados do primeiro levantamento realizado pelo SJCC em parceria com a ferramenta de prognósticos eleitorais OddsPointer.

Segundo a análise, a corrida pelo Governo de Pernambuco está aberta, porém liderada pela deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), que evoluiu de 27,7% das intenções de voto para 32,1% na medição mais recente do agregador. Percebe-se, também, uma disputa acirrada pela segundo lugar no pleito, além da indefinição de uma parcela significativa do eleitorado.

"Sobre o embate pela segunda colocação, observamos que as distâncias entre os candidatos têm diminuindo à medida em que o tempo passa",  explica análise assinada por Vinícius Silva Alves e Pedro Paulo de Assis, do OddsPointer.

"A partir da entrada de Marília nesse pleito, as intenções de voto favoráveis à então líder na corrida, Raquel Lyra (PSDB), declinaram paulatinamente (17,1%-13,4%), aproximando-a das estáveis preferências dos eleitores por Miguel Coelho (UB), cujas intenções de voto oscilaram entre 11,2% e 10,2%", completa o texto.

O levantamento mostra, ainda, que Miguel ultrapassou Anderson Ferreira (PL), que, "em viés de baixa (10,8%-7,1%)", aproxima-se cada vez mais de Danilo Cabral, postulante do PSB (6,7%-4,5%).

"A liderança confortável da candidata do Solidariedade e o acirrado embate pela segunda colocação na disputa pelo governo de Pernambuco têm adiante um potencial elemento de inflexão. Com o registro das candidaturas e o início das campanhas oficiais em agosto, a curva crescente das intenções de votos brancos e nulos, captada nos últimos dois meses (10,8%-16,2%), pode alterar-se e uma eventual migração desses votos é capaz de modificar a trajetória de evolução das preferências dos eleitores. A competição para o governo do estado está longe do fim", detalham Assis e Alves, coordenador de Desk Research e doutor em ciência política e diretor de dados e métodos do OddsPointer, respectivamente.

Como funciona o agregador JC/ODDSPOINTER?

Analisando pesquisas divulgadas desde janeiro de 2022 por institutos como o Datafolha, Ipespe e Voz Populi, por exemplo, o agregador conseguirá medir, além da intenção de votos dos principais candidatos nas eleições deste ano, mas também projetar quais deles têm mais chance de vencer no primeiro turno ou chegar ao segundo turno em primeiro ou segundo lugar.

O cálculo realizado pelo agregador não é a simples soma dos resultados desses estudos, seguido pela divisão pelo total de pesquisas. Para evitar distorções, a plataforma leva em conta as peculiaridades de cada levantamento, que podem ter tamanhos de amostras diferentes, coleta de dados presenciais, por telefone ou online, entre outras particularidades.

Comentários

Últimas notícias